20 maio, 2012

Slides apresentado no 5º Encontro das Pastorais Sociais do Regional Sul II

Segue abaixo slides apresentado no 5º Encontro das Pastorais Sociais do Regional Sul II realizado de 19 a 20 de maio de 2012 na cidade de Maringá.

5° Encontro das Pastorais Sociais do Regional Sul 2 – Conquistas, Fragilidades e Perspectivas

A Arquidiocese de Maringá teve a alegria de acolher desde sexta-feira (18/05/2012) os/as representantes das Pastorais Sociais e Organismo do Reginal Sul II que fizeram morada em Maringá no 5° Encontro das Pastorais Sociais do Regional Sul 2. O término foi hoje, por volta das 14 horas. Ficou definido com relaçao a 5ª Semana Social Brasileira que cada Arq/Diocese do Regional Sul II trabalharam nas bases e no ano de 2013, de 16 a 18 de março haverá um encontro Regional encerrando a semana social.
De forma resumida, segue abaixo as conquistas, fragilidades e perspectivas apresentado no 5° Encontro das Pastorais Sociais do Regional Sul 2 (Paraná.
Conquistas: no âmbito da evangelização (pessoa – comunidade – sociedade), dão o rosto que aparece em Puebla – Medellin – Santo Domingo e Aparecida; consiência eclesial; reconhecimento eclesial e pela sociedade dos trabalhos e conquistas das pastorais sociais; passo significatico de estrutura e caminhada; aspecto ecumênico; amparo legal no sentido de se reforçar em termo das Arqui/Dioceses, paroquias e lugares específicos; fazer de pessoas sugeitas da evangelização; documentos elaborados pelas pastorais sociais e organismos.
Fragiliades: reconhecimento e preconceito eclesial, carência de paternidade (defit de respeito, de atenção); relação com o poder público; sustentação financeira para manutenção e administração; articulação enquanto igreja e sociedade (interna e ampla); compromisso do clero; formação de novas lideranças; assessoria.
Perspecitvas: integração – solidariedade – afinidade: no ambito da pessoa – os que mais necessitam; pastoral de conjunto com estilo de vida de ser – o estilo de Jesus de Nazaré (acolhedora – partilha – solidariedade – profetico – fiel ao Reino de Deus); as pastorais e organismos tem que sentarem – conversar – trocar experiências.

As CEBs se fez presente no 5° Encontro das Pastorais Sociais do Regional Sul 2

Terminou hoje por volta das 13 horas o 5° Encontro das Pastorais Sociais do Regional Sul 2 (Paraná) realizado em Maringá. Nós das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), apresentamos as conquistas, fragilidades e perspectivas das CEBs no Reigonal.
Conquistas:
- Fortalecimento das CEBs através da Conferência de Aparecida;
- Presença da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), no 12° Intereclesial Nacional das CEBs;
- Documento 92 da CNBB que surgiu sob reflexo do 12° Intereclesial Nacional das CEBs;
- 6° Intereclesial das CEBs do Regional Sul II;
- A presença marcante de jovens e seminaristas no 6° Intereclesial das CEBs do Regional Sul II.
Fragilidades:
- Falta de compreensão do que são CEBs por parte de leigas, leigos e padres;
 - As CEBs se voltou para a "igreja" e se fechou para o social;
- Perca da autonomia das leigas e leigos;
- Não contemplar as CEBs no Subsídio Integrado da CNBB.
Perspectivas:
- As Arqui/Dioceses sejam e assumam as CEBs na compreensão do que realmente são: jeito de ser Igreja.
- Retomar o profetismo proposto por Puebla

Seminário estadual contra o extermínio de jovens reúne lideranças em Foz do Iguaçu

Começou, em Foz do Iguaçu, o Seminário Estadual da Campanha Nacional Contra a Violência e o Extermínio de Jovens. Até amanhã (20), jovens, lideranças e especialistas de todo o estado vão debater alternativas para o enfrentamento das estatísticas que apontam os jovens como as principais vítimas da violência no Brasil e também no Paraná.
Na abertura dos trabalhos, o bispo diocesano de Foz do Iguaçu, dom Dirceu Vegini, destacou que o evento vem em momento oportuno para que a violência possa sair do mapa do nosso país. “É preciso que nos não nos acostumemos com a violência. Não achamos que seja uma normalidade ver tantos jovens exterminados por diversos motivos. Não pode ser assim. Todas as formas de violência devem ser combatidas. Jesus quer vida para os jovens de nossas dioceses, das nossas comunidades”, disse.
Na programação de hoje acontecerão palestras e trabalhos em grupos e no domingo uma marcha no centro de Foz do Iguaçu. O início da caminhada será às 8h30, em frente à Loja Grellmann, seguindo pela Av. Juscelino Kubitschek até a Praça da Paz. O evento, organizado pela Pastoral da Juventude do Paraná (Regional Sul 2 da CNBB), Casa da Juventude do Paraná (CASA) e a diocese local, acontece na Escola Municipal Érico Veríssimo.
Mortes violentas
De acordo com o Mapa da Violência, no Brasil, de cada dez jovens mortos, sete foram vítimas das chamadas causas externas, o que envolve criminalidade, acidentes e suicídio. O Paraná é dos estados com maior índice de mortes violentas de jovens. Entre as causas externas, o homicídio é responsável por 40% das mortes de jovens. O estudo ainda revela que o índice de mortes por homicídio entre jovens é o dobro da média geral: 50 brasileiros de 15 a 24 anos são mortos por ano para cada 100 mil habitantes.
Campanha nacional
Lançada em novembro de 2009, a Campanha Nacional Contra a Violência e o Extermínio de Jovens surgiu da reflexão e preocupação dos delegados da 15ª Assembleia Nacional das Pastorais das Juventudes do Brasil, que aconteceu em maio de 2008, em virtude do crescente número de mortes de jovens no país, tanto no campo quanto nas cidades.
A iniciativa conta com o apoio do Setor Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e tem como finalidade debater as diversas formas de violência praticadas contra a juventude, denunciar o extermínio de milhares de jovens no Brasil e desencadear ações que possam mudar a realidade, promovendo uma cultura de paz onde as juventudes possam viver de forma plena.

Gelinton Batista – pela equipe de comunicação