05 junho, 2012

Como evitar ou diminuir a ingestão dos agrotóxicos

Os alimentos que mais contêm agrotóxicos geralmente possuem um ciclo de maturação mais longo, recebendo mais pulverizações, como o tomate e o pimentão. Para estas culturas, o consumidor deve ter um cuidado redobrado antes de comer.

Graus de contaminção de frutas e hortaliças

Dicas para evitar ou diminuir a ingestão de agrotóxicos

1. Dê preferência a frutas e verduras da época. Fora da estação adequada, é quase certo que a fruta, verdura ou legume tenha recebido cargas maiores de agrotóxicos. É por isso que, quando você não encontra tomate, cebola ou outros produtos na feira orgânica, é porque não está na época deles. Escolha outro alimento que os substitua em termos nutricionais.
2. Procure sempre descascar as frutas. Os resíduos de agrotóxicos concentram-se especialmente nas cascas das frutas. Nesse caso, é importante descascá-las, principalmente os pêssegos e maçãs.
3. Lave bem as frutas e verduras. Use água corrente durante pelo menos um minuto, limpando sua superfície. Ou coloque-as numa solução de água (1 litro) com um pouco de vinagre (4 colheres de sopa), durante 20 minutos. Mas atenção: como a atuação da maior parte dos agrotóxicos é sistêmica (quando aplicado às plantas, circulam através da seiva e por todos os tecidos), descascar e lavar as frutas não garante a eliminação total dos resíduos, somente sua diminuição.
4. Retire as folhas externas das verduras. Em geral, ali se concentram mais agrotóxicos. Com sua retirada, a carga mais pesada é eliminada.
5. Diversifique nas hortaliças e frutas. Além de propiciar boa mistura de nutrientes, reduz a chance de exposição ao mesmo agrotóxico usado pelo agricultor.
6. Dê preferência aos produtos nacionais e de sua região. Alimentos que percorrem longas distâncias, normalmente, são pulverizados depois da colheita e possuem um nível maior de contaminação.

Fonte: O Globo Rio

Hoje votada as leis que poderão resolver as restrições para as casas geminadas

Para você visitante do blog entender melhor clique aqui

Por: Movimento em defesa das casas geminadas
NESTA TERÇA FEIRA DIA 05/06/2012, será votada as leis que poderão resolver as restrições para as casas geminadas!
O Movimento em Defesa das Casas Geminadas defende a revogação do artigo 39, que é o fim da exigência do cadastramento para os terrenos menores que 399 m², pois seria resolver o problema de uma vez por todas!
Aumentar o prazo para cadastrar, além de não resolver nada, só alimenta a especulação imobiliária na cidade, aumentando ainda mais o valor dos terrenos na cidade!
É amanhã, terça feira 05/06/2012, ás 16:00, na Camara Municipal de Maringá!
Sua participação é muito importante! Faça a sua parte!