20 agosto, 2012

Lar Escola de Maringá convida para o 14º Café Colonial

III Congresso Nacional de Direito na PUCPR Câmpus Maringá

O curso de Direito da Escola de Direito do Câmpus Maringá da PUCPR promove, de 28 a 30 de agosto, o III Congresso Nacional de Direito. O evento reúne juristas consagrados no cenário nacional. Entre eles o presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, Miguel Kfouri Neto, que irá falar sobre as novas tendências da responsabilidade civil dos profissionais da saúde.
O objetivo do Congresso é proporcionar à comunidade jurídica de Maringá e região um encontro com grandes nomes do Direito. Além disso, busca fomentar a pesquisa na área jurídica por meio da apresentação de trabalhos científicos e mesas de debates sobre temas atuais.
Todas as atividades acontecem no Teatro Marista, do colégio, e no auditório do Câmpus Maringá da Universidade. As inscrições devem ser feitas na seção Escola de Direito do site www.pucpr.br/extensao. O evento é aberto para toda a comunidade. A programação completa está disponível no site da PUCPR.

Um encontro histórico de camponeses

Entre os dias 20 e 22 de agosto, no Parque da Cidade em Brasília (DF), se realiza um encontro nacional de todos os movimentos sociais e entidades que atuam no meio rural brasileiro. Lá estarão os representantes do movimento sindical como a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), a Federação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar (Fetraf), dos movimentos sociais do campo vinculados a Via Campesina Brasil como o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), o Movimento de Mulheres Camponesas (MMC), o Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB). Estarão também os movimentos de pescadores e pescadoras artesanais do Brasil e representantes das centenas de agrupamentos quilombolas esparramados pelo país. A Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB) e o Conselho Indigenista Missionário (Cimi) também marcarão presença com a questão indígena. As pastorais sociais que atuam no meio rural, como Comissão Pastoral da Terra (CPT), Cáritas, Pastoral da Juventude etc, e também dezenas de outros movimentos regionalizados ou de nível estadual se farão presentes.
Assim, será portanto, um encontro unitário, plural e expressivo de todas as formas de organização e representação que existem hoje no meio rural brasileiro, abrangendo desde os assalariados rurais, camponeses, pequenos agricultores familiares, posseiros, ribeirinhos, quilombolas, pescadores e povos indígenas. Todos unidos, independente da corrente política ou ideológica a que se identificam.
Esse encontro será histórico, porque que na trajetória dos movimentos sociais...continue lendo...