04 setembro, 2012

Fórum de Juventudes tem audiência com prefeito de Maringá

Por: Gelinton Batista da Cruz
A coordenação do Fórum de Juventudes entregou hoje (4) ao prefeito de Maringá uma proposta de Lei para que o Conselho Municipal da Juventude (CMJ) seja reativado. Desde 2005 a cidade não conta com o órgão que, pela legislação, deveria ser consultado para elaboração das políticas públicas voltadas aos jovens.
A Lei municipal que trata do CMJ é do ano de 2003 e perdeu a eficácia a partir de 2005. Deste então, a Prefeitura não teve iniciativa para que fosse atualizada. A proposta entregue ao prefeito Silvio Barros foi construída pelos próprios jovens e quer corrigir esta falha do Poder Público.
O prefeito prometeu encaminhar a proposta para análise do departamento jurídico do município e, em seguida, dar um retorno por meio da assessoria de juventude. Ele ainda parabenizou e agradeceu o Fórum pela iniciativa.
Iniciativa
O Fórum de Juventudes reuniu cerca de 600 jovens nos dias 23, 24 e 25 de agosto. Assessorados por especialistas em juventude, os participantes debateram os temas “Juventude e contemporaneidade”, “Juventude e violência” e “Juventude e políticas públicas”.
A iniciativa é uma parceria entre o Grupo Marista, a Pastoral da Juventude e o Setor Juventude da Arquidiocese de Maringá. Um dos objetivos é contribuir para que os jovens de Maringá voltem a ter um espaço permanente de discussão e construção de políticas públicas.

“Eu e Você para acontecer” – esta linda história tem que continuar

“Eu e Você para acontecer” – esta linda história tem que continuar

Um “belo dia”, por volta do ano de 2003 o povo de Deus das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) da Paróquia nossa Senhora da Liberdade e da Capela Nossa Senhora do Rosário (hoje paróquia), percebeu que com as experiências teóricas através dos estudos dos documentos e as experiências na prática estava na hora de lançar as redes para outro lado da barca, buscar novas estratégias, tentar o novo.

Comungavam do anseio de levar às outras pessoas esclarecimentos e orientações sobre a melhor forma de escolher o seu candidato/a. Motivados pelo Documento nº 67 da CNBB, surgiram estudos e conversas informais que despertaram idéias e questionamentos sobre a possibilidade de apoiar ou lançar alguém do da comunidade como candidato a disputar uma vaga no Legislativo Municipal na cidade de Maringá-Pr. Nascia, assim o “Mandato Participativo”, com o povo das Comunidades Eclesiais de Base (pastorais, movimentos e serviços).

Para representar o tão sonhado “Mandato Participativo”, precisava de uma pessoa, a tarefa do grupo foi escolher apenas um nome, e o escolhido foi o de Humberto Henrique, liderança das CEBs na paróquia Nossa Senhora da Liberdade.

O povo organizado foi á luta, de rua em rua, casa em casa, noite e dia, domingo a domingo levando a certeza e o sonho de que é possível sim, legislar com transparência em prol do bem comum. Por onde passávamos éramos acolhidos, levamos as pessoas a sonhar e a acreditar e foi e esta sendo lindo demais.

Em 2004 à comunidade e pessoas que acreditaram elegeu Humberto Henrique vereador de Maringá. Quase no final do mandato, novamente a comunidade avaliou e na certeza que o “Mandato Participativo” precisava continuar chegou-se a conclusão que Humberto deveria continuar representando-o e nas eleições de 2008 novamente a comunidade e pessoas que acreditaram o elegeu e foi o 4º mais votado da cidade e o que mais recebeu votos pelo Partido dos Trabalhadores em Maringá.

Com a vitória nas urnas, Humberto Henrique conquistou a oportunidade de, juntamente com a comunidade, colocar em prática os compromissos de campanha.

Uma missão que hoje abrange reivindicações e atuação em toda a cidade. A participação popular na construção da nossa cidade é a razão da existência deste Mandato e o instrumento necessário para que suas propostas se concretizem. Vereador e o povo junto – “Eu e Você para acontecer”.

Novamente a comunidade avaliou e chegou à conclusão que o “Mandato Participativo” vem fazendo a diferença e que Humberto Henrique é sem dúvida um homem cristão e confiável, com profundo amor a Deus e respeito ao próximo, exemplo de que quanto mais a pessoa é exigida na sua coerência de vida, mais ela é chamada a traduzir em atitudes os valores do Evangelho. Valores que nem sempre são compreendidos pela sociedade, mas que trazem transformações na sociedade, no meio político, transformação para o povo.

Por tudo, novamente Humberto Henrique foi pela comunidade escolhido para continuar representando o “Mandato Participativo”, que nasceu com o povo das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs).

Peço seu voto para Humberto Henrique (PT) – número 13.333

A participação leiga de forma ativa, criativa e responsável, dentro e fora da Igreja, é fundamental para a evangelização. Sua missão, própria e específica, se realiza no mundo de tal modo que, com seu testemunho e sua atividade, contribui para a transformação das realidades e para a criação de estruturas justas segundo os critérios do Evangelho (cf. DA, 2007, nl. 210, p.102).

VI Marcha Nacional Pela Educação acontecerá dia 5 de setembro em Brasília (DF)

A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação - CNTE iniciou a contagem regressiva para a VI Marcha Nacional Pela Educação, marcada para o dia 5 de setembro, em Brasília (DF). O tema é "Independência é educação de qualidade e trabalho decente". São esperados cerca de cinco mil trabalhadores em educação de todo o país, representando os 43 sindicatos filiados à Confederação. A marcha contará com a participação da CUT, que marcou para a mesma data o Dia Nacional de Mobilização. Os manifestantes farão o percurso de 3 km, da Torre de TV até a Esplanada dos Ministérios. Após a Marcha, será feita uma vigília na Praça dos Três Poderes a partir das 18hs.
Programação:
- Concentração das 6h00 às 8h30 na Torre de Televisão, no Eixo Monumental.
- Início da Marcha às 9h00 até o Congresso Nacional, com previsão de encerramento às 14h30.
- Vigília das 18h00 até às 3h00 da manhã do dia 06/09/2012 na Praça dos Três Poderes.
Clique aqui para conhecer os detalhes das principais bandeiras da Marcha.

Fonte: CUT Brasil

Cooperativa de catadores de lixo em Buenos Aires muda vida de argentinos

Os lixões são a fonte de um lucrativo negócio para as empresas privadas que enterram o lixo nos subúrbios pobres de Buenos Aires, causando irreparáveis danos à saúde e ao meio ambiente. Em 2001, com a crise argentina, o número de cartoneros disparou, misturando os mais pobres aos novos excluídos da classe média. Leia a reportagem de Christine Legrand, publicada pelo jornal Le Monde e reproduzida pelo Portal Uol.