31 outubro, 2012

Horários de missa para o dia de Finados nos cemitérios de Maringá

A Arquidiocese de Maringá divulga os horários das celebrações do dia de Finados (02 de novembro). Serão celebradas missas no Cemitério Municipal e no Cemitério Parque. Dom Anuar presidirá duas celebrações
Missas no Cemitério Municipal de Maringá
8h – Paróquia Nossa Senhora Aparecida
09h - Paróquia Menino Jesus de Praga e São Francisco Xavier 
10h - Paróquia Santo Antônio
11h - Paróquia São Mateus
12h - Paróquia Pessoal para japoneses São Francisco Xavier
14h - Paróquia São José Operário
15h - Paróquia Santa Rita de Cássia
16h - Paróquia da Catedral Nossa Senhora da Glória
17h – Esta celebração será presidida pelo Arcebispo Dom Anuar Battisti
 Missas no Cemitério Parque
09h – Paróquia Santa Isabel de Portugal – esta celebração será presidida pelo Arcebispo Dom Anuar Battisti
16h – Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

Preconceito contra o PT

Do site do Rigon
Há em Maringá um ‘preconceito burro’ contra o PT. A propósito veja comentário do leitor em outra postagem: Eu acho tão engraçado este povo descer o cacete no PT… Estamos no terceito mandato no governo federal… Não é segredo pra ninguém que este partido mudou o país com seus projetos que beneficiam, principalmente, os mais pobres. Tem um bando de pé rapado que vem aqui falar mal do PT, mas provavelmente hoje tem uma casa que é financiada pelo projeto Minha Casa, minha vida… ou um carro também financiado e beneficiado com a redução do IPI… ou já usou uma UPA que é construída com recursos do governo Dilma assim como os postos de saúde da cidade. Tem até os(as) manés que estão estudando numa universidade particular com bolsa do ProUni e tem o displante de falar mal da Dilma. Sem contar o acesso que tiveram nos ultimos anos aos bens de consumo, a uma vida mais justa… Quantos estão empregados.. vejam o índice de desemprego no país hoje e como estava há 10 anos atrás. Agora vem aqui dizer que o PT é isso, o PT é aquilo… o Pupin só se elegeu graças às obras do governo federal que foram feitas nesta cidade. O PT governou Maringá quando o governador era o Lerner e o presidente era FHC, num momento de intensa crise interna e externa e mesmo assim conseguiram verdadeiras proezas, como o pagamento das contas do Gianoto (que era do partido do Pupin) e do Paolicchi (indicado do Ricardo Barros). (sic)
Meu comentário: Alguns moralistas falam com votam no PT por causa do mensalação, mas não sabem ou não querem ver, que a administração Barros/Pupin usou método similar para cooptar os 11 vereadores da turma do amém. Vejam por exemplo, quando W. andrade ameaçou assinar a CPI da saúde, dizendo que conversaria com o prefeito e se não fosse atendido… A aprovação dos 40 anos para o transporte coletivo teria rendido alguns $$$, e em muitas outras situações. A diferença é que vereador é bem mais barato e alguns se vendem apenas pelo financiamento da campanha para reeleição e alguns cargos na prefeitura. Estou concordando com método? Não. Acho que as condenações dos réus do mensalação são exemplares. Que os condenados paguem na cadeia. Mas não venham com este argumento de que votaram em Pupin, contra o mensalação. Votaram por interesses, a grande maioria. Outros por burrice mesmo, burrice preconceituosa contra o PT. PT que de santo não tem nada, é tão igual aos outros partidos, com a diferença que é mais cobrado. Se Enio for o prefeito, e deverá ser, será fiscalizado e tenho certeza que não imitará o antecesssor. De nossa parte, seremos fiscais implacáveis e certamente teremos outros, como Milton Ravagnani, Pinga Fogo, O Diário como um todo.
PS: Não sou PT, nem filiado, nem militante. Sou eleitor, cidadão, contribuinte zeloso com meu dinheiro. Não gosto de ser roubado, não roubo (aproveito dinheiro do contribuinte). Em Maringá, quem muito’receptador de dinheiro público’ mal aplicado.
Akino Maringá, colaborador

Os Servidores Municipais merecem respeito – por Paulo Vididal

Quero compartilhar com vocês uma reflexão sobre o resultado da eleição e o que isso representa para nós servidores. Importante dizer que não é meu objetivo defender ou atacar A ou B, longe disso. Reconheço que a vontade de escrevê-lo surgiu após ouvir o relato de servidores sobre situações as quais tem sido submetidos 
em seus locais de trabalho e suas indagações sobre que virá pela frente.
Para essa reflexão é importante trazer à luz o artigo169 do Estatuto do Servidor que diz assim:
“Art 169: São deveres do servidor: I- exercer com zelo e dedicação as atribuições do cargo; II- ser leal às instituições a que servir;”
Ou seja, exercer as funções com zelo e dedicação é nossa obrigação fundamental, isso é importante. Cumprir com nossas obrigações de servidores é a melhor resposta que podemos oferecer contra qualquer tipo de perseguição e injustiça.
A população que recebe nossos serviços essa sim é o patrão do servidor. E mais, o cargo de prefeito deve ser visto como um funcionário tanto quanto qualquer outro servidor, guardadas as devidas diferenças. Por exemplo, diferenças de responsabilidades. É ele que vai administrar a “máquina” que o servidor diariamente põe em funcionamento. Prova de que o prefeito é um funcionário assim como nós é que o salário dele, assim como o nosso, vem dos impostos pagos pelo contribuinte.
Sim, os servidores vão continuar fazendo sua parte e continuarão esperando o respeito por parte da administração. Dou um exemplo recente de desrespeito. Uma chefia durante toda a campanha usou, no local de trabalho, o famoso boton 3D do seu candidato. Não bastasse isso após a eleição e com a vitória de seu candidato, no ambiente de trabalho, comemora aos gritos e em tom provocativo: “É onze, é onze, vão ter que engolir”. Ou seja, além de fazer política no local de trabalho usa de ironia para com os servidores que ousam pensam de forma diferente. Para poupá-la de uma exposição ao ridículo não citarei o local onde isso está acontecendo. Mas posso confirmar a seu superior se for perguntado. Quem sabe seus superiores possam lhe advertir que esse não é o comportamento condizente com a administração pública que deve ser pautada nos princípios constitucionais da ética, da moralidade e por que não dizer da urbanidade prevista no estatuto do servidor.
Colegas, prefeitos vem e vão. Nós servidores ficamos. Não aceite injustiças e não alimente expectativas, pois nossos direitos e o respeito não nos são dados, mas sim conquistados.
De cabeça erguida, vamos em frente.

PUCPR Pensa Economia e Negócios com João Pedro Stédile

Câmpus Maringá promove evento, com o tema Produção no Campo e o Desenvolvimento Sustentável, no dia 6 de novembro, às 19h

Os cursos de Administração e Filosofia do Câmpus Maringá da PUCPR promovem o PUCPR Pensa Economia e Negócios com o tema Produção no Campo e o Desenvolvimento Sustentável. O palestrante é João Pedro Stédile, um dos fundadores do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Ele também é autor da coleção “A questão agrária no Brasil” entre outros livros sobre a realidade brasileira e latino-americana. O evento acontece na próxima terça-feira (6), às 19h, no auditório Dom Murilo KriegerA participação é aberta a comunidade e as inscrições podem ser realizadas com envio de nome completo para o e-mail: ewerton.correa@pucpr.br.