14 novembro, 2012

Via Campesina completará 20 anos e como forma de celebrar será lançada a Via Campesina TV

Em 2013 a Via Campesina completará 20 anos de atuação e de "globalização da luta e da esperança” no mundo. Como forma de celebrar, será lançada a Via Campesina TV, um espaço de comunicação que buscará dar visibilidade às lutas e conquistas dos campesinos e campesinas no mundo a favor da Soberania Alimentar, Sementes Crioulas, luta pela terra, pela água e pela defesa da vida.
Com esse objetivo, a organização está chamando membros de entidades amigas ou aliadas, pessoas que compartilham a mesma bandeira de luta da Via, vídeos-ativistas, estudantes e diretores de cinema para apresentarem vídeos curtos sobre a terra, os alimentos, a agroecologia, as sementes crioulas, a água, soberania alimentar, organizações agrárias e sua luta ou qualquer campanha contra os OMG, agrotóxicos, agronegócio ou a criminalização do protesto social, etc.
Não é necessário que os participantes sejam profissionais, basta que queiram mudar o sistema alimentar. Os vídeos selecionados serão publicados durante a estréia da TV online, em março de 2013.
Para participar é preciso enviar o vídeo – de no máximo 4 minutos de duração – antes de 10 de janeiro de 2013. Coloque-o na Vimeo, Youtube ou qualquer outro sistema e envie o link para o endereço: lvc-communication@viacampesina.org. A Via Campesina pede que o vídeo seja enviado na maior definição possível mediante um programa de transferência de arquivos.
O nome dos autores será publicado e todo o material terá licença Creative Commons (poderá ser usado livremente para propósitos não comerciais).
A organização enfatiza que não se trata de um concurso e não haverá prêmio. É apenas uma forma de "assumir a responsabilidade e a contribuição à vídeodiversidadeda luta no mundo”.

Sou contra transformar o Parque do Ingá em um parque de diversões

Do site do Vereador Humberto Henrique

Com os votos dos vereadores da base aliada, o prefeito conseguiu aprovação do projeto de lei de sua autoria que autoriza a terceirização de serviços e equipamentos dentro do Parque do Ingá. O vereador Humberto votou contra a proposta e defendeu a realização de uma audiência pública com a população e especialistas para debater o conceito do Parque.
“Sou contra transformar o Parque do Ingá em um parque de diversões”, disse o vereador. Humberto afirmou que até concorda com a terceirização de serviços específicos como a lanchonete, mas acredita que a proposta do município de transformar a unidade de conservação em um espaço interativo pode trazer impactos negativos.

Com a aprovação da medida, lanchonete, loja de souvenir, tirolesa e arvorismo, bicicletas, redário, guerra d´água, quiosque para massagens, estacionamento, carrinhos elétricos, pedalinhos, área de administração e até os sanitários poderão ser explorados comercialmente pela empresa que vencer o edital de licitação.
Segundo Humberto, não foram apresentados aos vereadores estudos sobre as consequências da implantação das atividades interativas. Ele destaca que esta proposta é um desejo do prefeito e não passou pela avaliação e discussão da equipe de especialistas que contribuiu na revisão do plano de manejo do Parque.
Humberto foi relator da Comissão Especial de Estudos sobre o Parque do Ingá, criada pela Câmara em 2007. Pelas conclusões dos trabalhos, que duraram nove meses, o vereador defende que o Parque do Ingá tenha conceito contemplativo e que as atividades e equipamentos instalados no seu interior promovam a educação ambiental. 
Urgência
O projeto foi apresentado em regime de urgência no dia 6 de novembro, mas a votação foi adiada por uma sessão com a promessa de que o governo municipal se reuniria com os vereadores para esclarecer a matéria. Mesmo sem os esclarecimentos, o projeto foi aprovado na sessão seguinte e ontem (13) em segunda e terceira votações com, inclusive, a realização de uma sessão extraordinária às 19h.