30 novembro, 2012

''Fui expulso por acreditar que as mulheres também são chamadas a ser sacerdotes''

"Frente a uma injustiça, o silêncio é a voz da cumplicidade".
Publicamos aqui o artigo de Roy Bourgeois, sacerdote daSociedade dos Padres e Irmãos de Maryknoll, recentemente dispensado pelo Vaticano pela sua postura de defesa à ordenação de mulheres. O artigo foi publicado no sítio Religión Digital, 28-12-2012. A tradução é de Moisés Sbardelotto.

Eis o texto.
Fui sacerdote católico da congregação de Maryknoll por 40 anos. Quando eu era jovem, aproximei-me da Maryknoll por causa do seu trabalho pela justiça e pela igualdade no mundo. Agora, é muito difícil e doloroso ser expulso da Maryknoll, da sua comunidade e do sacerdócio por acreditar que as mulheres também são chamadas a ser sacerdotes.
Vaticano e a Maryknoll podem me despedir, mas não podem fazer desaparecer a questão da igualdade de gênero na Igreja Católica. A exigência por igualdade de gênero afunda suas raízes na justiça e na dignidade, e essas coisas não vão desaparecer.
Como católicos, professamos que Deus criou os homens e as mulheres com igual valor e dignidade. Como sacerdotes, professamos que o chamado ao sacerdócio vem de Deus, só de Deus. Como podemos nós, como homens, dizer que o chamado de Deus que nós recebemos é autêntico, mas o chamado de Deus para a mulher não o é?
A exclusão das mulheres do sacerdócio é uma grave injustiça contra as mulheres e contra a nossa Igreja, já que o nosso Deus é um Deus de amor que chama homens e mulheres a serem sacerdotes.
Frente a uma injustiça, o silêncio é a voz da cumplicidade. Minha consciência me obrigou a romper meu silêncio e a enfrentar o pecado do sexismo na minha Igreja. O único que eu lamento é que eu demorei tanto tempo para tomar uma posição de questionar o poder e a dominação masculina na Igreja Católica.
No meu livro My Journey from Silence to Solidarity [Do silêncio à solidariedade], explico mais detalhadamente a minha posição sobre a ordenação de mulheres e como cheguei a ter essas convicções.

Para mais informações, acesse www.roybourgeoisjourney.org.

Fonte: IHU

Uma mistura que não combina!

Por Dom Anuar Battisti
 “Segundo a OMS, morrem no mundo, cerca de 1,2 milhões de pessoas todos os anos por causa da violência no trânsito, enquanto 20 a 50 milhões ficam feridas. A maioria das vitimas são adultos e jovens e os acidentes de trânsito causam mais de 50% das mortes entre 15 a 44 anos. No Brasil, 145.920 pessoas foram internadas em decorrência dos acidentes de trânsito em 2010.
De acordo com a Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet), a utilização de bebidas alcoólicas é responsável por 30% dos acidentes de trânsito. Segundo o Ministério da Saúde, metade das mortes está relacionada ao uso de álcool por motoristas.
Estatísticas mostram que a simples ingestão de dois copos de cerveja pode aumentar o tempo de reação de 0,75 para quase 2 segundos. Aproximadamente 90% do álcool ingerido são absorvidos em uma hora, mas a eliminação demora de seis a oito horas.  Leia aqui na íntegra