27 dezembro, 2012

Excesso de comissionados


Uma quantidade só pode ser qualificada como grande ou pequena mediante comparação com objetos ou situações da mesma natureza. Assim, indagamos, seria razoável ou grande demais o número de cargos comissionados nos poderes Executivo e Judiciário no Paraná? No Executivo, por exemplo, contam-se hoje em mais de 4 mil – um milhar a mais do que existia em 2010. Nesses dois anos, não só esse poder como também o Tribunal de Justiça e o Ministério Público estadual ampliaram em centenas os quadros de servidores nomeados sem concurso. Ainda agora, no finzinho do ano, os três entes haviam encaminhado à Assembleia pedidos para criar em suas estruturas perto de 500 vagas da modalidade; algumas dessas solicitações serão avaliadas apenas no ano que vem.
Pois bem: para saber se por aqui há excesso ou não, lembremo-nos de que na Alemanha, um dos maiores PIBs do mundo e com administração pública exemplar, o total de cargos de confiança não passa de 500, mais ou menos o mesmo número existente na França. Na Inglaterra, há míseros 300. Nos Estados Unidos, menos de 10 mil. Na comparação, portanto, o exagero paranaense é evidente e gritante. Mas este não é um mal exclusivo do estado; é do...continue lendo...

Servidora alega perseguição

Interrompo meu recesso de postagens por um motivo justo. Hoje pela manhã recebi a ligação de uma servidora do Pronto atendimento da Zona Norte. Ela está desesperada pois não recebeu seu salário de janeiro.  Me disse alegaram questões burocráticas. Mas pelo seu relato não é apenas isso.
 Ela apresentou um atestado médico sem CID, o que não foi aceito e solicitado que apresentasse um atestado com CID. Ela apresentou o segundo atestado fora do prazo. Sua chefe deveria mandar uma comunicação interna para resolver o problema, mas segundo ela, esta não o fez.
Essa questão da obrigatoriedade do CID é bem discutível, mas nem vou entrar nesse mérito. Senhores secretário de saúde Antonio Carlos Nardi, Sr José Orlando, por favor verifiquem a situação com sensibilidade e bom senso.
A falta de sensibilidade e bom senso faz com que várias vezes a prefeitura fosse condenada em processos trabalhistas.
E quem paga pelos erros dos administradores? Todos nós.
PS: antes de me ligar, ligou no sindicato e não conseguiu falar. Liguei mas também nao consegui. Honestamente não sei se estão de recesso pois nao encontrei nada na página deles.