04 junho, 2013

Seminário das CEBs da Província Eclesiástica de Maringá

Neste final de semana, 08 e 09 de junho de 2013 acontece o Seminário com as lideranças das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) da Província Eclesiástica de Maringá, que é composta pela Arquidiocese de Maringá e as dioceses de Campo Mourão, Paranavaí e Umuarama.
Terá como tema “A importância do Vaticano II para as CEBs.
No sábado o assessor será Dom Geremias Steinmetz, Bispo da diocese de Paranavaí e no domingo o assessor será Pe. Sidney Fabril, assessor das CEBs na província.
No domingo, às 07 horas, Dom Anuar Battisti, Arcebispo da Arquidiocese de Maringá, presidirá a missa. 
O seminário iniciará com o almoço no dia 08 e encerrará com o almoço no dia 9 e o local será o Centro de Formação Bom Pastor, na cidade de Maringá.

Estudo 104 da CNBB “Comunidades de comunidade: uma nova paróquia”

estudo 104 “Comunidades de comunidade: uma nova paróquia”  foi publicado pelas Edições CNBB, após ser aprovado durante a 51ª Assembleia Geral Bispos, deste ano, com o objetivo de servir de subsídio para a reflexão e o aprofundamento da vida paroquial. O texto aponta caminhos para ajudar as paróquias a serem verdadeiras "casas de comunhão e da vivência da Palavra", como pede o Documento de Aparecida (DA), por “uma Igreja samaritana em estado permanente de missão”.
Contribuições
Os regionais da CNBB e dioceses podem enviar suas contribuições para o estudo 104 até o dia 15 de outubro de 2013, para que seja enriquecido e, posteriormente, submetido à apreciação dos bispos na próxima Assembleia Geral, de 30 a 9 de maio de 2014, para ser publicado como um documento. Em breve a CNBB disponibilizará o e-mail para o envio das contribuições, que será divulgado via Assessoria de Comunicação da Arquidiocese.  
No site da CNBB foi criada uma sessão dedicada ao tema "Comunidades de comunidade: uma nova paróquia", onde é possível encontrar artigos dos bispos, contribuições dos regionais e dioceses, além de indicações de leitura e metodologia de trabalho. Acesse o link Nova Paróquia.
Está disponível, também, a versão para download do estudo 104.