19 setembro, 2013

O 4º Encontrão Arquidiocesano das CEBs foi a expressão do jeito alegre do povo viver sua fé em comunidade - 15/09/2013



O Encontrão das CEBs, que teve com tema “CEBs, fé, vida e missão neste chão” e o lema: “celebrando o ano da fé” foi um momento de motivação, entusiasmo, alegria, oração, partilha de reflexão, expressão do jeito alegre do povo viver sua fé em comunidade. 

O forte calor não impediu de ver no rosto das pessoas a alegria, animação e sorrisos lindos que contagiaram e os abraços gostoso. 

O Encontrão revelou que com as CEBs a Igreja reafirma como sendo o braço de Deus que alcança e acolhe com carinho todo o seu povo, essa face linda de nossa igreja foi revelada com à alegria na cantoria e dança dos jovens acolhendo o povo na chegada e com o aperto de mão pela equipe de acolhida.

Muita cantoria, reencontro, gente alegre, criançadas, muito jovens e adolescentes, a presença amiga dos padres e de Dom Anuar, momento rico de fortalecimento de vínculos afetivo.

As inúmeras bandeiras levada pelo povo, foi uma rica demonstração que as CEBs são espaço de diversidade e, sobretudo, de unidade e demonstraram tantas experiências de caminhada. Como bem disse o Papa Francisco, somos protagonistas de nossa história.

As músicas e apresentações teatrais foram sinais que o povo quer se expressar, que nas CEBs o povo faz e é sujeito, e isso é muito lindo. A mensagem passada através da animação e letras das músicas e do conteúdo teatrais revelaram a face das Comunidades Eclesiais de Base como espaço de organização para que em comunidade, o povo viva sua fé, sua vida e missão neste chão, despertando consciência crítico-social, possibilitando ações solidárias e políticas.

Momento bonito foi quando o arcebispo perguntou se gostariam que o Encontrão Arquidiocesano das CEBs continuem acontecendo, e em coro, os mais de 1.800 participantes responderam com voz forte: “sim, queremos”, portanto, já estamos com carinho esperando por vocês em 2015, no 5º Encontrão Arquidiocesano das CEBs.

A Santa Missa encerrou o encontrão, a Eucaristia é o centro da vida cristã, como disse dom Anuar na homilia, Deus nos ama infinitamente. 

Obrigada a todos e a todas que nos ajudaram, divulgaram, motivaram e participaram. Perdoe se em algum momento magoamos. Foi bom estar com vocês. Um beijo gostoso no coração de todos/as.