20 janeiro, 2014

América Latina terá desemprego estável até 2016

Divulgado hoje (20/01/2014) o relatório Tendências Mundiais de Emprego 2014 da Organização Internacional do Trabalho (OIT). O Relatório aponta que, em 2013, o número de desempregados no mundo aumentou 5 milhões. Com isso, o número de pessoas sem emprego é cerca de 202 milhões, o que representa uma taxa de desemprego mundial de 6%. 

Segundo o relatório Tendências Mundiais de Emprego 2014, a fraca recuperação da economia mundial não foi capaz de levar a uma melhora no mercado de trabalho.

No ano passado, a maior parte do aumento do desemprego mundial foi registrada nas regiões da Ásia Oriental e da Ásia Meridional que, juntas, representam 45% das pessoas em busca de emprego, seguidas da África Subsaariana e da Europa. Por outro lado, a América Latina contribuiu com menos de 50 mil desempregados para a cifra mundial do desemprego.

De acordo com a OIT, se a tendência atual se mantiver, o desemprego mundial continuará piorando e pode chegar a 215 milhões de pessoas em 2018. Nesse período, serão criados cerca de 40 milhões de novos empregos por ano, que representa um número menor do que os 42,6 milhões de pessoas que entram no mercado de trabalho anualmente.

TJ-PR abre inscrições para concurso de cartórios extrajudiciais

O Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJ-PR) abre nesta segunda-feira (20) as inscrições do concurso público para cartórios extrajudiciais. A quantidade de vagas oferecidas é a segunda maior na área do país. “O concurso do Paraná é um dos mais esperados, pois todos os cartórios do estado já estão instalados, funcionando, ao contrário de outros estados em que os vencedores do concurso terão que implantar novas unidades. São 503 ofícios vagos, sendo 326 por provimento e 177 por remoção”, conta o coordenador do curso preparatório Concurso de Cartório, Heverson do Valle.

As inscrições devem ser feitas até 18 de fevereiro pelo site www.ibfc.org.br do Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação, organizadora do concurso. O valor da taxa de inscrição é de R$ 200. Podem concorrer bacharéis de Direitos e pessoas que exerceram a função notarial ou registral por dez anos ou mais. Serão destinadas 5% das vagas a pessoas com deficiência.

O concurso é composto por seis etapas. A primeira será uma prova objetiva com 100 questões aplicadas no dia 30 de março. Segundo Heverson do Valle, a etapa inicial é classificatória e as notas costumam ser altas. “Para se diferenciar o candidato deve apostar em questões específicas sobre Direito Notarial e Registral, buscando estudar conteúdo específico destas áreas”, completa.

Histórico
Em julho de 2010, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) determinou que fosse realizado no Paraná concurso público para o preenchimento de cartórios extrajudiciais. Ao todo, cerca de 31% das 1,1 mil serventias paranaense eram ocupadas por não concursados. 

O certame foi marcado para o dia 8 de dezembro de 2012, o qual foi suspenso por uma liminar do CNJ baseado em pedidos de candidatos, que alegaram problemas técnicos na aplicação da prova.

Concurso de Cartório
Concurso de Cartório é o único curso dedicado exclusivamente aos concursos públicos de ingresso e remoção na atividade notarial e registral. As aulas online e presenciais preparatórias em todo o país contam com os melhores e mais experientes profissionais da área. O curso promove o conhecimento a respeito dos concursos na área do Direito notarial e de registro, disseminando informações específicas e organizando cursos voltados para profissionais da área e futuros tabeliães e registradores.

Contato: 0800 604 6699

Água: força-tarefa marca coletiva

Fonte: site do rigon

Os integrantes da força-tarefa criada para fiscalizar, mapear e analisar a água do rio Pirapó e seus afluentes marcaram as 10h de amanhã uma entrevista coletiva, na Sanepar. Nos últimos dias, a força-tarefa procurou identificar a origem das microalgas Oscillatoriales, presentes no rio Pirapó, principal manancial de abastecimento público de Maringá. A Sanepar diz que as microalgas não representam riscos à saúde humana, apesar de provocarem odor e sabor na água tratada. Na reunião, técnicos da Sanepar e representantes da Polícia Ambiental, do Instituto Ambiental do Paraná e demais órgãos (Defesa Civil Estadual e Municipal, Corpo de Bombeiros, e Secretaria Estadual de Meio Ambiente) vão repassar informações sobre as ações realizadas e encaminhamentos definidos.