14 fevereiro, 2014

Fim do horário de verão

À meia-noite deste sábado (15), quando termina oficialmente o horário de verão, os relógios devem ser atrasados em uma hora nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

O Brasil economizou R$ 405 milhões nos 120 dias da vigência da medida, instituída pela primeira vez no verão de 1931/1932.

Os números indicam, ainda, que à redução de energia de 295 MW médio representa 0,5% da carga dos subsistemas envolvidos, dos quais 220 MW correspondem ao Subsistema Sudeste/Centro-Oeste e 75 MW ao Subsistema Sul, equivalendo a 8% do consumo mensal da cidade do Rio de Janeiro e 14% do consumo mensal de Curitiba, respectivamente. 

O Paraná teve uma redução de aproximadamente 4% no consumo de energia elétrica durante os quatro meses do horário de verão. De acordo com a Companhia Paranaense de Energia Elétrica (Copel), a economia significa 220 megawatts de potência e é suficiente para atender uma cidade com 385 mil unidades consumidoras, como Maringá, por exemplo.

Romaria do trabalhador

Arquidiocese de Maringá

25ª Romaria da Trabalhadora e do Trabalhador

Tema: Trabalhar para viver e não viver para trabalhar
Lema: Para liberdade que Cristo nos libertou (Gl 5,1)

Neste sábado, 15, encontro de preparação da 25ª Romaria da Trabalhadora e do Trabalhador às 14 horas, na Paróquia São José Operário.

A organização este é de responsabilidade da Região Pastoral São José Operário, região que acolherá a romaria.