03 março, 2014

Que bom seria se o carnaval


História da Paróquia Nossa Senhora da Liberdade

 História da Paróquia Nossa Senhora da Liberdade

Até o ano de 1981 era celebrada a missa no CSU (centro social urbano), como extensão da paróquia Sagrado Coração de Jesus.
Em data de 24 de setembro de 1981, foi realizada a primeira reunião do pré conselho do Jardim Liberdade, reunião esta presidida pelo Pe. Júio Antônio da Silva, com a finalidade de organizar cultos, movimentos de grupos, festas, cuidar das famílias carentes no sentido saúde e financeiro. Na época, decidiram ter a denominação de futura capela Nossa Senhora da Liberdade, em menção ao nome do Bairro.
No mesmo ano 1981 foi conseguido o terreno na Rua Júlio Mesquita para a construção da capela.
No dia 08 de abril de 1984, já com o projeto para construção pronto, houve o primeiro encontro da comunidade Nossa Senhora Da Liberdade com a presença de Dom Jaime Luiz Coelho realizado no CSU, com Pe. Lourenço juntamente com os ministros e coordenadores de setores e grupos de reflexão. As 16h15 seguiram para o terreno onde seria construída a capela, chegando foram recebidos pela comunidade reunida, em seguida Dom Jaime celebrou a missa e pronunciou:
“Que esta capela cujo nome será Nossa Senhora da Liberdade deverá ser construída por todos, com a força máxima de cada cristão. Que Nossa Senhora da Liberdade seja nossa protetora e mãe, e, com sua força nos ajude a nos libertar do egoísmo, para podermos construir uma comunidade com base na fé no amor e na paz, só teremos uma Igreja viva se vivermos verdadeiramente a palavra de Cristo e seu evangelho.”
Em 27 de junho 1984 – já estava construído o salão paroquial, onde passou a realizar as missas e celebrações.
Em 22 de agosto de 1985, foi aprovado o projeto para a construção da Igreja.
Em 30 de janeiro de 1986, foi iniciada a obra da igreja e fincada à pedra fundamental.
Em 28 de agosto de 1988, data da inauguração da Capela Nossa Senhora da Liberdade, sendo celebrada missa presidida por Dom Jaime L. Coelho.
No dia 06 de fevereiro de 1995, foi feito por Dom Jaime Luiz Coelho a transcrição do decreto de Criação da Paróquia Nossa Senhora da Liberdade, futuramente Beato Pedro Jorge Frassati.
Ficando a partir desta data integralmente desmembrada da Paróquia Sagrado Coração de Jesus.
Quanto ao nome da Paróquia no ano de 2002 o então Administrador paroquial Pe. Milton Bossoni enviou uma carta a Arquidiocese questionando o porque de “Paróquia Nossa Senhora da Liberdade, futura Beato Pedro Jorge Frassati a paróquia terá de mudar de nome?”, a qual teve a seguinte resposta:
“Antes de tudo uma explicação: um beato só pode ser titular de uma igreja ou capela no lugar onde nasceu, viveu ou morreu, ou se for religioso, onde houver uma comunidade de sua congregação, seu culto é limitado, somente quando canonizado seu culto se torna universal, assim o Beato Pedro Jorge Frassati não pode ser o titular de uma paróquia em Maringá., por outro lado interpreto a determinação do então arcebispo Dom Jaime:
se enquanto ele fosse arcebispo o Beato ficasse Santo, ele mudaria o nome desta paróquia, como isso não aconteceu até 07/05/1997 sua determinação deixa de ter valor.
Conclusão: como esta comunidade já está acostumada com o nome de sua padroeira e é um belo nome, pois Nossa Senhora é a Mãe daquele que veio nos trazer a libertação de todo pecado e da própria morte, não há motivo algum para que um dia o nome desta paróquia seja alterado. Seria até muito inconveniente se isso acontecesse.
Que a comunidade paroquial fique, pois, tranquila e venere, com todo carinho, a Mãe de Jesus, sob o título de Nossa Sra. Da Liberdade. Dom Murilo S. R. Kriger. "
Em 04 de Janeiro de 2006, foi estabelecido no calendário litúrgico 3º domingo de maio como dia da padroeira, por Dom Anuar Batistti.
Neste mesmo ano foi criada a imagem primeira e única no mundo, de Nossa Senhora da Liberdade, permitida oficialmente pelo nosso Arcebispo Dom Anuar Battisti. A imagem com a corrente quebrada abaixo dos pés, nos traz o sentido de libertação para aquelas e aqueles que vivem a sua fé em Cristo libertador, seus braços aberto e o seu olhar cheio de misericórdia acolhem a todas e a todos com muito carinho e a segurança de um colo de Mãe.
No dia 12 de outubro de 2006, foi realizada a entronização da imagem, com a benção e procissão e carreata pelas ruas do bairro, foi entronizada em uma gruta na entrada da Igreja onde pode ser venerada por todas e todos.
Atualmente na paróquia existem 09(nove) Comunidades Eclesiais de Base (CEBS).
CEBs: – Mãe Admirável, Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora de Fátima, Nossa Senhora Rainha da Paz, Sagrada Família, Santa Luzia, Santa Rita de Cássia, São Francisco de Assis, São José,
Existem dois salões, o primeiro situado em frente a igreja na praça da Capela, e o segundo está localizado no Jardim Liberdade Quarta Parte, rua Armando Crippa, 957, próximo ao Colégio Adaile Maria Leite,, intitulado: “Centro de Pastorais Sociais Nossa Senhora da Liberdade” para atender melhor as necessidades da comunidade.

(Obs. O texto acima escrive tendo como base o que fui ouvindo das pessoas em minha caminhada pela pastoral da Juventude e pela Comunidade Eclesial de Base, nessa paróquia.)


Morre pai do Pe. Adacilio Felix de Oliveira


Faleceu ontem por volta das 22h30 o Sr. Manoel Felix de Oliveira pai do Pe. Adacilio Felix de Oliveira. 
O velório será realizado em Uniflor Rua: Crisântemo no. 566 e o sepultamento as 17h00 no Cemitério Municipal de Uniflor.