27 outubro, 2014

Como pode?


CLNB disponibiliza material de reflexão para o dia das Leigas e dos Leigos

DIA NACIONAL DO CRISTÃO LEIGO E LEIGA
Na “Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo Rei do Universo”, celebramos, a cada ano, o Dia Nacional dos Cristãos Leigos e Leigas.
Até a década de sessenta do século passado, nesta solenidade, a Ação Católica promovia a festa dos leigos com confraternizações, encontros, celebrações e, principalmente, renovação das promessas batismais.
O Conselho Nacional do Laicato do Brasil – CNLB, em sua X Assembleia Geral, em 1991, decidiu celebrar essa data comemorativa em continuidade com que fazia a Ação Católica, na perspectiva da participação dos leigos e leigas na construção do Reino.
Portanto, de 1991 para cá, a Igreja do Brasil vem celebrando esse dia e o CNLB oferece um subsídio para Círculos de Reflexão, celebrações e confraternização nos regionais, dioceses, paróquias, movimentos, associações laicais e novas comunidades.
Neste ano, este subsídio foi elaborado em conjunto pela presidência do CNLB e Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato, tendo como referência o documento Estudos da CNBB, 107 – “Cristãos Leigos e Leigas na Igreja e na Sociedade – Sal da Terra e Luz do Mundo”.
O material está disponível no site do CNLB:
http://www.cnlb.org.br/documentos/dia_do_leigo_FINAL.pdf

Menos ódio por favor!

Clique na imagem para ampliar


Antes mesmo de a apuração ser concluída e dar a vitória à candidata petista Dilma Rousseff, o discurso de ódio classista e regional voltou a se disseminar pelo Facebook. Ficou popular um gráfico em duas cores que mostra onde a presidente reeleita venceu e onde Aécio Neves obteve maioria, comparando com os estados mais assistidos pelo Bolsa Família.
Para fazer frente a esse discurso de ódio, o economista Thomas Conti desenvolveu um gráfico que mostra um Brasil mais uniforme (veja aqui em tamanho real). Ao invés de marcar com cores diferentes os estados onde um ou outro candidato venceu numericamente, Conti fez uma ponderação em relação à proporção de votos. O gráfico foi feito utilizando ferramentas do Excel 2013.
No Facebook, a imagem já conta com mais de 13 mil compartilhamentos.
“Devido ao enxame de declarações preconceituosas e vergonhosas que invadiu o Facebook depois de apurados os votos, acho bom as pessoas terem em mente que não apenas estão propagando um discurso de ódio tacanho e lastimável, como ainda estão com uma visão completamente equivocada da realidade deste país”, acredita. Conti antecipa que irá produzir mais um gráfico, desta vez com 3 escalas de cor, para computar os votos brancos e nulos e abstenções.
Fonte:http://www.administradores.com.br/noticias/cotidiano/grafico-mostra-a-escala-real-do-desempenho-dos-candidatos-no-brasil/94259/