30 novembro, 2014

A palavra "advento" quer dizer "que está para vir"



O Tempo do Advento é tempo de fazermos um ver, julgar e agir de nos mesmos, de nossos pensamentos e de nossas atitudes com o objetivo de recomeçar uma vida nova em Cristo. O tempo do Advento é tempo de espera e esperança, de estarmos em oração, atentos e vigilantes, preparando-nos alegremente para a vinda do Senhor.

Dois personagens bíblicos ganham destaque na celebração do Advento: Maria e João Batista. Ela porque foi escolhida por Deus para ser a mãe do Salvador, e ele porque foi chamado a ser o precursor do Messias. Ela se torna modelo do coração que sabe acolher a Palavra e gerar Jesus. Ele se torna modelo de uma vida que sabe esperar nas promessas de Deus e agir anunciando e preparando a chegada da salvação. 

Entre os símbolos do Advento, está a coroa, formando um círculo; nele são colocadas quatro velas representando as quatro semanas do Advento. A cada domingo uma vela é acesa; no 1° domingo uma, no segundo duas e assim por diante, até serem acesas as quatro velas no 4° domingo. 

A Coroa de Advento tem a sua origem em uma tradição pagã europeia. No inverno, acendiam-se velas que representavam o “fogo do deus sol”, na esperança de que a sua luz e o seu calor voltassem. Os primeiros missionários aproveitaram esta tradição para evangelizar as pessoas. Olha que lindo, partiam de seus costumes para anunciar-lhes a fé.

A forma circular porque o círculo é símbolo do amor de Deus que é eterno e também do nosso amor a Deus e ao próximo que nunca deve ter fim. Além disso, o círculo leva ao entendimento de união entre Deus e a humanidade - “Aliança”.

Quatro velas que simbolizam as quatro semanas do Advento Conforme se aproxima o Natal, acende-se uma a uma as quatro velas, representando assim a chegada, entre nós, do Senhor Jesus, luz do mundo.

As cores litúrgicas representadas pelas quatro velas são:
- Roxa - cor penitencial que lembra o perdão concedido a Adão e Eva; 
- Vermelha - expressa a fé de Abraão e demais Patriarcas;
- Branca - simboliza a alegria do rei Davi que recebeu de Deus a promessa de uma aliança; 
- Verde - recorda os Profetas que anunciaram a chegada do Salvador.

Eles me amam!!!! rsrsrsrs