29 janeiro, 2015

Em 2015, Arquidiocese de Maringá intensifica coleta de assinaturas pela reforma política

Do site da Arquidiocese de Maringá

Centenas de folhas com assinaturas pedindo a reforma política no Brasil já estão na Cúria Metropolitana de Maringá. Nos próximos meses as fichas serão encaminhadas à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) em Brasília, dentro da mobilização nacional para contribuir com o Projeto de Lei de iniciativa popular da reforma política, encabeçado pela CNBB, OAB e dezenas de outras entidades.


Veja vídeo produzido pela Arquidiocese de Maringá sobre a campanha pela reforma política

Paróquias, movimentos e pastorais estão coletando assinaturas. O formulário está disponível no site da coalizão democrática. Depois de preenchidos, os formulários deverão ser encaminhados à Cúria Metropolitana de Maringá.

CF 2015
A temática da Campanha da Fraternidade (CF) 2015 deverá motivar ainda mais as comunidades a coletarem assinaturas para o projeto de reforma política. O tema da CF será “Fraternidade: Igreja e Sociedade” e o lema “Eu vim para servir” (cf. Mc 10, 45). A CF 2015 buscará recordar a vocação e missão de todo o cristão e das comunidades de fé, a partir do diálogo e colaboração entre Igreja e Sociedade, propostos pelo Concílio Ecumênico Vaticano II.

Pedido de solidariedade e providencias junto ao Governador do Parana, Beto Richa

Estimados amigos e amigas do MST
 
Desde julho de 2014  há um grande acampamento na região de Laranjeiras do Sul- oeste do Parana, pressionando pela desapropriação de uma area de mais de 20 mil ha, da empresa ARAUPEL,  que utiliza muito mal,  apenas para o monocultivo de pinus.
 
No acampamento estão mais de 2500 familias.  (vejam noticias aquiaqui

Estranhamente, depois das eleições algumas lideranças da região começaram a receber ameaças  de morte, veladas e publicas. Corre boatos na regiao da existencia de pistoleiros contratados (por quem?)  para executar as lideranças.
Em particular  nosso companheiro ANTONIO MIRANDA,  dirigente nacional do MST e residente na regiao, vem sofrendo ameaças.
 
Essas denuncias foram relatadas na Policia Civil, em  dezembro/14 e posteriomente em depoimento ao Ministerio Publico, em janeiro/15.  Conferem aqui
 
Na ultima semana outros fatos trágicos aconteceram, quando um  grupo de pistoleiros sequestrou uma familia inteira de camponeses assentados, proximos ao acampamento e que davam apoio aos acampados.  Sexta feira foram encontrados os corpos desfigurados.  E ate agora nao há pistas dos autores.
 
Diante de tudo isso, pedimos encarecidamente, que cada um de voces escreva, urgentemente para
 
O governador  Beto Richa, pedindo providencias, para a Policia  esclareça as ameaças de morte as lideranças e os autores da chacina.
 
Escrevam para o governador  a/c de  hamilton serighelli.   assessor do governador para assuntosde conflitods agrarios no estado:
 
E por favor coloquem com copia, com nossos advogados da regiao.  CAMILO BERNARDO

Muito obrigado pela solidariedade[

atenciosamente
 
Setor de direitos humanos do MST  nacional