03 maio, 2015

Carta de Repúdio à Violência aos Professores e Professoras do Paraná

Curitiba, 01 de Maio de 2015

As Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) do Paraná vem a público repudiar qualquer tipo de violência aos professores e professoras do Paraná, ou qualquer outro servidor estadual que luta por seus direitos que estão sendo modificados bruscamente, sem a participação democrática dos mesmos.

Hoje, 1ª de Maio de 2015, a Igreja do Brasil é convidada a sair em Romaria para lutar pelos direitos de todos os trabalhadores e trabalhadoras do nosso país. Este ano o lema que motivou essa caminhada “Nenhum trabalhador sem direito”, foi proferido pelo Papa Francisco aos trabalhadores de todo o mundo durante o Encontro Mundial dos movimentos populares no ano passado. Lutar pelo direito dos trabalhadores é nosso dever e nossa obrigação como profetas nos dias de hoje, para construirmos um mundo justo e fraterno.

Infelizmente presenciamos nessa última semana aqui no Paraná, uma violência inaceitável. A votação na Assembleia Legislativa do Paraná que discutia o Projeto de Lei nº 252/2015, que promove mudanças no regime próprio da previdência social dos servidores estaduais – a Paraná Previdência, interfere diretamente no direito dos servidores públicos do Paraná. Os professores se colocaram em greve para negociar essa alteração, mas o governo do Paraná não demonstrou espírito público para o diálogo com os servidores, e de forma truculenta reprimiu o povo que lutava pelos seus direitos afetados.

Testemunhamos atos lamentáveis e inaceitáveis com o povo paranaense. Uma verdadeira praça de guerra, onde com spray de pimenta, bala de borracha, bombas de gás lacrimogênio, vindo da terra e do céu, e cães furiosos atacavam os trabalhadores e trabalhadoras. Hoje esse povo sofre por ter alguns representantes que não os representa e vota contra o nosso interesse.

Rogamos a Deus que nos abençoe e nos proteja, para que tenhamos forças para continuar na luta e que possamos viver num mundo mais igualitário!

Comunidades Eclesiais de Base do Paraná
Secretariado do 14º Intereclesial das CEBs

Comunidades Eclesiais de Base – Regional Nordeste I – Ceará

“Bem aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos” (Mt 5,6)
                                                    
           Profundamente preocupados com os últimos acontecimentos no Paraná em relação à greve de professores que culminou em atos de violência institucionalizada contra aqueles que são responsáveis pela educação dos mais pobres, os professores da rede pública, nós das Comunidades Eclesiais de Base do Regional Nordeste I, Ceará, vimos a público para nos posicionarmos e nos solidarizarmos com estes que são os principais atores no processo educacional.  Diante daquilo que foi amplamente divulgado em rede nacional pelas mídias sociais, como cristãos, seguidores/as de Jesus, não podemos nos calar.  Ainda mais quando isso acontece no Estado onde estamos construindo o 14º Intereclesial das CEBs, encontro que congrega todas as regiões do Brasil com representantes também da América Latina. Precisamos estar juntos com os educadores e educadoras do Paraná que estão sofrendo com tal situação.

           Não é de hoje que vemos em nosso país, pessoas que lutam por seus direitos serem tratadas pela maioria dos governantes de forma truculenta!  Isso acontece não só no Paraná, mas também em outros estados, inclusive no nosso. Aqueles que estão responsáveis pela “segurança” da população não parecem preparados para atuar na “arena de conflitos” que é a sociedade capitalista. Nela, os pobres são encarados como “aqueles que não deram certo” e quando clamam por seus direitos são vistos com desconfiança e recebidos pelos governantes à base de spray de pimenta, cassetete, bombas de gás lacrimogênio, bala de borracha, dentre outros.

           Na história do Brasil, infelizmente, mobilizações populares sempre foram alvo de ataques. A repressão policial acaba favorecendo mais ao poder econômico, ou seja, a minoria detentora do poder e da riqueza do país, do que a classe trabalhadora formada por cidadãos e cidadãs na luta por seus direitos. Isso não deve ser a prática dos governantes em um país reconhecido como democrático.

           Neste sentido, apoiamos os professores que lutam pelos seus direitos, pois, segundo a Constituição Federal, direito conquistado não se retrocede, mas se amplia. Denunciamos a violência que vem do próprio Estado e que fere a dignidade da população. E na pessoa dos professores/as que ficaram feridos/as na manifestação, denunciamos também as feridas da humilhação e do desrespeito aos cidadãos de bem vítimas da violência policial em outros confrontos.

          Queremos conclamar a todos para que se organizem e digam não a repressão e deem um basta a toda e qualquer tentativa de negação ou diminuição às conquistas do povo brasileiro. Afinal, uma verdadeira “Pátria Educadora” se faz com um povo consciente de seus direitos.

          Acreditamos na força da organização e estamos atentos/as e empreendendo esforços para que as mudanças aconteçam!  Nenhum DIREITO a menos, queremos SER MAIS!

Coordenação Regional das Comunidades Eclesiais de Base – CEBs
Regional Nordeste I



Ceará, 02 de maio de 2015.