22 maio, 2015

“Bolsa Família diminuiu pobreza, desigualdade e desemprego”, diz FMI

Relatório do Fundo Monetário Internacional (FMI) que analisa a economia brasileira apontou que políticas sociais como o Bolsa Família e o Brasil Sem Miséria tiveram um papel importante na redução da miséria do país. O documento foi divulgado no início do último mês.
De acordo com o relatório, “pobreza, desigualdade e desemprego estão em uma trajetória de queda por mais de uma década, graças, em parte, às políticas sociais (…). Milhões de famílias saíram da situação de pobreza graças às intervenções políticas e aumentos reais no salário mínimo”.
O documento aponta que o Bolsa Família atinge aproximadamente 50 milhões de pessoas, um quarto da população brasileira. Apesar de seu alcance amplo, o custo fiscal do programa é de menos de 0,6% do Produto Interno Bruto (PIB) por ano; a transferência mensal por família é em torno de R$ 169,00 em 2014.
Por sua vez, o Brasil Sem Miséria foi lançado em 2011 com o objetivo de superar a pobreza extrema. "22 milhões de pessoas saíram da extrema pobreza desde o lançamento do Brasil Sem Miséria. (…) Esse programa vai além da transferência de renda e promove qualificação educacional, integração ao mercado de trabalho e melhorias no acesso a serviços públicos".
A conclusão do Fundo é que o impacto destes programas no bem-estar dos beneficiários vai além da renda. “Em relação à educação, os participantes têm maior frequência escolar, maior progressão escolar e menos repetição de série. Na saúde, mortalidade infantil, subnutrição, baixo peso no nascimento e diarreias diminuíram, e taxas de vacinação e amamentação aumentaram. Além disso, os programas fortaleceram a independência financeira das mulheres, pois são elas que recebem o dinheiro."
Acesse aqui o relatório. 
Fonte: Brasil de Fato