27 agosto, 2015

Foi lindo o V Encontrão Arquidiocesano das CEBs - Arquidiocese de Maringá

"Não somos uma multidão, somos um grande número de pessoas, porque nós viemos aqui como sujeito desse encontro, onde cada um depois reforçado a fé vai continuar a caminhada. Ao chegar não pagamos ingresso para entrar, não viemos pegar autógrafo de alguém importante, porque ninguém aqui, ninguém é mais importante. Nós não viemos por causa de uma pessoa famosa, porque nesse encontro somos todos famosos e viemos participar desse encontro que planejamos juntos."


Foi lindo o V Encontrão Arquidiocesano das CEBs

No dia 23 de agosto a Arquidiocese de Maringá realizou o 5º Encontrão Arquidiocesano das Comunidades Eclesiais de Base, as CEBs, um momento lindo, muita cantoria, reencontro, gente alegre, criançadas, muito jovens e adolescentes, a Igreja de Deus reunida para celebrar a fé e partilhar momento gostoso de vivência comunitária.

As músicas, apresentações teatrais, as danças, sorrisos lindos e abraços gostosos, foram sinais que o povo quer se expressar, que nas CEBs o povo faz e é sujeito, e isso é maravilhoso.

Com o Tema “CEBs: o rosto humano de Deus” e o Lema “sua ternura abraça toda criatura” (cf. Sl 144(145),9), foi um momento de motivação, oração, partilha, expressão do jeito do povo viver sua fé em comunidade, reafirmando que a ternura exprime uma das qualidades mais belas do amor, a bondade. Essa ternura para com a outra pessoa tem que levar a entrar em sua vida, sentir suas dores, seus sonhos, suas alegrias, suas angústias para juntos encontrar caminhos de superação, caminhos de fraternidade e justiça.

Ao trazer presente à pessoa querida do Papa Francisco, Evangelii Gaudium e Misericordiae Vultus acendeu a chama que não devemos deixar que nos roubem a alegria da evangelização, que devemos nos deixar surpreender por Deus, para nos aproximarmos mais de nosso povo, prioritariamente daquelas pessoas que se encontram à margem da sociedade.

“a Igreja sentir-se-á chamada ainda mais a cuidar destas feridas, aliviá-las com o óleo da consolação, enfaixá-las com a misericórdia e tratá-las com solidariedade e atenção devidas. Não nos deixemos cair na indiferença que humilha, na habituação que anestesia o espírito e impede de descobrir a novidade, no cinismo que destrói”. (MV, 15).

Pe. Israel Zago em sua homilia falou:

O Encontrão reafirmou a importância de retomar de maneira consciente a vida de comunidade, se quisermos ser fiel a igreja de Jesus Cristo, porque este é o sentido de ser igreja. 
Não somos uma multidão, somos um grande número de pessoas, porque nós viemos aqui como sujeito desse encontro, onde cada um depois reforçado a fé vai continuar a caminhada. Ao chegar não pagamos ingresso para entrar, não viemos pegar autógrafo de alguém importante, porque ninguém aqui, ninguém é mais importante. Nós não viemos por causa de uma pessoa famosa, porque nesse encontro somos todos famosos e viemos participar desse encontro que planejamos juntos.
Dizem os bispos, as CEBs constituem em nosso país, uma realidade que expressa um dos traços mais dinâmicos da vida da Igreja. As CEBs são presença da igreja junto aos mais simples. As CEBs devem ser presença da igreja no rosto daqueles que sofrem.
As CEBs são desafiadas a não esmorecer diante dos desafios impostos pelo contexto atual das mudanças que nós vivemos, mas não podemos abrir mãos daqueles que nos faz verdadeiros discípulos e discípulas. Somos o povo de Deus, e como povo de Deus somos desafiados a dizer nosso sim firme, fazer a nossa adesão à proposta de Deus em Jesus Cristo.

Obrigada a todos e a todas que nos ajudaram, divulgaram, motivaram e participaram. Perdoe se em algum momento magoamos. Foi bom estar com vocês. Um beijo gostoso no coração de vocês.

Lucimar Moreira Bueno (Lucia)
Pela Coordenação Arquidiocesana das CEBs