14 setembro, 2016

Palestra para agentes políticos e interessados


O cuidado pastoral da coordenação paroquial

Cabe aos coordenadores(as) e vice-coordenadores(as) tanto de pastoral e movimentos o cuidado pastoral teológico e doutrinal. Acompanhar, ouvir, orientar, sugerir, indicar caminhos. Devem direcionar e guiar, mas não impor, deixar livre a criatividade, para caminhar em comunhão com a paróquia e com a missão evangelizadora.

Algumas pessoas tem perguntado qual o papel do Conselho Pastoral Paroquial, da coordenação paroquial e quem compõem o Conselho Pastoral da CEB, o CPC.
Transcrevo no texto que segue a resposta que tenho dado conforme meu entendimento.

O cuidado pastoral da coordenação paroquial

Quase em sua totalidade, as paróquias da Arquidiocese de Maringá, estão muito bem estruturadas e organizadas em Comunidades Eclesiais de Base, as CEBs, a onde acontece o protagonismo leigo nas pastorais, movimentos e serviços.

Quanto menor a for CEB, mais dinâmica será. Fazendo parte da estrutura da CEB temos a pessoa do/a
Coordenador(a) e vice-coordenador(a)  paroquial das CEBs.

O Conselho Pastoral da CEB (CPC) é organizado em pastorais e movimentos, grupos de reflexões, e outros serviços cuja coordenação está na base (CEB).

Numa CEB podem existir vários grupos de catequese ou de reflexão, por exemplo. Quando isso acontece, se deve ter o(a) coordenador(a) geral da catequese ou dos grupos de reflexão da CEB. Ele(a) será membro nato do CPC. Porém, nada impede que façam parte do CPC todos os(as) catequistas ou coordenadores(as) dos grupos de reflexão ou de outros serviços, quando existir mais de um grupo na CEB. A própria CEB é que deve decidir, lembrando sempre que quanto mais lideranças ajudando, mais a CEB se firma e cresce.

Temos o Conselho Pastoral Paroquial (CPP) organizado. O coordenador(a) e vice-coordenador(a) paroquial de cada pastoral, movimentos e serviços e das CEBs deve manter a comunhão de seus membros com a paróquia.

Cabe aos coordenadores(as) e vice-coordenadores(as) tanto de pastoral e movimentos o cuidado pastoral teológico e doutrinal. Acompanhar, ouvir, orientar, sugerir, indicar caminhos. Devem direcionar e guiar, mas não impor, deixar livre a criatividade, para caminhar em comunhão com a paróquia e com a missão evangelizadora.

O coordenador(a) e vice-coordenador(a) paroquial das CEBs além desse trabalho pastoral precisam estar sempre juntos, com as/os coordenadores das CEBs e nos CPCs, não deixando esquecer que o cuidado pastoral de cada CEB é ampliado. Não restringe a uma pastoral, a um movimento ou a um serviço, más para “tudo” e para “todas as pessoas” que pertencem a CEB. Ser presença amiga, acolhedora e evangelizadora de “tudo” e para “todos”, um olhar atencioso para dinamizar e chegar até aquelas e aqueles que não estão inseridos.

É preciso entender o Conselho Pastoral Paroquial (CPP)

Quem preside o CPP é o Pároco com o Díacono junto da coordenação paroquial, membros coordenadores(as) das CEBs, pastorais, movimentos e serviços, sempre zelando pelo cuidado pastoral.

O CPP tem função de realizar a missão própria da Igreja de Jesus Cristo, instrumento de comunhão e de serviço. Planejar, coordenar, animar, celebrar e avaliar a caminhada pastoral da paróquia, deve zelar pela unidade na caminhada pastoral nas CEBs, constituir comissões de serviços para o bom funcionamento da vida eclesial e sempre que achar oportuno reunir a Assembléia Paroquial, com a participação mais ampla dos representantes da Paróquia e de suas Comunidades Eclesiais de Base, as CEBs.

Para melhor empenho da reunião do CPP é formado uma diretoria do CPP, tem por função ajudar o padre a fazer a pauta de um CPP, registrar ata e guardar o livro ata. Havendo uma urgência, que não há tempo hábil de convocar um CPP, esse é um grupo que o padre pode estar ouvindo. Mas só em causa de muita urgência, e sendo possível ouvir outras pessoas, além da diretoria.

Acho pertinente que a diretoria do CPP seja formada por representatividade.

Dentro da proposta de uma diretoria por representatividade, a diretoria do CPP seria composta por:
- Um membro da CEB indicado pelas CEBs, que pode ser ou não a pessoa da coordenadora/or.
- Um membro do CAE, que pode ser ou não a pessoa da coordenadora/or.
- Um membro do COMIPA, que pode ser ou não a pessoa da coordenadora/or.
- Um membro indicado pela Promoção Humana e os Vicentinos (esse no sentido de responder pela caridade).
- Uma pessoa representando as pastorais, movimentos e serviços (essa pessoa seria indicada pelas pastorais, movimentos e serviços).

Com relação ao Conselho de Assuntos Econômicos, além da composição atual, a inclusão de consultores, que seriam um de cada CEBs.
Cada CEBs indica uma pessoa para compor a diretoria do CAE como consultores, esses seriam a ligação - BASE e CAE.

Jesus antes de chamar para o seguimento, Ele primeiro ama. Ama para chamar e chama porque ama. Sem a vivência do verdadeiro amor, fica impossível seguirmos Jesus.


Senhor Nosso Deus, Deus da Vida e da Paz nos abençoe com a interseção de Nossa Senhora da Glória, a Virgem geradora da vida e modelo de profeta e missionária para que tenhamos um coração generoso e uma vivência fraterna.