22 setembro, 2016

Semana Mundial pela Paz na Palestina e Israel

 A Semana Mundial pela Paz na Palestina e Israel é um evento oficial do Conselho Mundial de Igrejas e que acontece anualmente. Neste ano, será entre os dias 20 e 27 de setembro e está sendo organizada pelo Fórum Ecumênico da Palestina e Israel, conselho consultivo do CMI sobre as questões referentes ao conflito israelo-palestino.
 
A Semana tem três focos de atuação prioritários:
 
1) Oração – Enquanto atividade conjunta que pode ser realizada por pequenos grupos, comunidades religiosas ou tornar-se mesmo parte do calendário de igrejas e outras instituições religiosas maiores. Para auxiliar nesta tarefa é elaborada anualmente uma proposta litúrgica (clique aqui para baixar).
 
2) Educação – Estas atividades visam fomentar o debate e aprofundar conhecimentos e abordagens críticas sobre a questão palestina e israelense, sobretudo reconhecendo o sofrimento humano profundo que a ocupação ilegal israelense dos territórios palestinos ocasiona. Atividades de educação visam gerar consciência e reconhecer também a nossa parcela de contribuição para este conflito que nos parece tão distante.
 
3) Ação – Não só na reflexão teórica e na oração deve permanecer nossa solidariedade. A luta por paz e justiça é ativa e sugere criativamente iniciativas que proporcionam engajamento e uma resposta proativa daquelas pessoas que se identificam e engajam na peregrinação por justiça e paz.
 
O tema da semana será o muro da separação construído por Israel. Trata-se de um dos maiores e mais longos muros do mundo e é considerado ilegal pela Corte Internacional de Justiça desde 2004. Este muro adentra território palestino, rouba terras e recursos naturais valiosos, humilha e segrega famílias e comunidades. É um sinal do fracasso da nossa civilização em construir um convívio de paz e tolerância entre os povos.


Fonte: http://www.conic.org.br