18 outubro, 2016

Propostas para evangelização

Nossas paróquias estão fazendo suas avaliações e programando 2017.
A paróquia a qual pertenço solicitou que apresentemos propostas, partilho algumas que pensei pensando a paróquia como todo.

Como nossa paróquia esta organizada em CEBs, a maior parte das propostas são para realizá-las nelas.

Proposta que vai ao encontro das prioridades: Família, dimensão missionária e evangelização no mundo urbanizado.

Nas dimensões: comunitária - missionária e ministerial da Igreja - testemunho dentro do mundo - solidariedade e da caridade fraterna - pública da Igreja - ecumênica.

Sugestões

- Atendimento do padre, em um dia fixo na semana no horário das 19h30 às 21h30.
O ritmo da cidade dos trabalhadores, do comércio, das indústrias etc, é diferente do ritmo do mundo eclesiástico e eclesial. É preciso descobrir a urgência de criar serviços que atendam as pessoas no horário que elas precisam e podem.

- Que haja um entendimento comum, principalmente por parte do padre na conscientização das lideranças das CEBs e paroquial e do povo da importância das CEBs serem missionárias no dia a dia, valorizando dimensão ministerial e para que aconteça é preciso envolvimento das lideranças, tanto paroquial quanto da base na dimensão missionária e ministerial da Igreja.
Ir até os que precisam. Ir até as/os afastados. Ir até as/os excluídos.

- Que em cada CEBs, tenha missa a cada dois meses, e no intervalo que tenha celebração da Palavra com as/os ministros ou celebração do Ofício Divino das Comunidades.
Para que haja a celebração do Ofício Divino das Comunidades, que a paróquia promova no inicio do ano uma formação, onde cada CEB deve enviar 6 pessoas para a formação e deixar aberto convite a quem queira participar.

- Que dois dias da semana, durante o dia em vez do atendimento do padre ser na secretaria paroquial,  para atender quem o procura, ter uma programação nas CEBs.
Neste dia, em uma rua central da CEB, montar uma tenda, para atender quem o procura em um período, no outro período ir as casas dos doentes e idosos.
Um desses dias o sábado, e a CEB fazer uma programação, por exemplo: meia hora na tenda: com as crianças, idosos, adolescentes, jovens, catequistas, coordenadores dos grupos de reflexão, ministros, missionários do dizimo, missionárias da Mãe Peregrina, outras lideranças e outra meio hora na tenda aberto a acolher quem procurar.

- Fazer um encontro paroquial com as/os empresários que tem seu comércio no espaço geográfico da paróquia.
Com objetivo de ouvi-los o que pensam e querem da Igreja e montar uma comissão para pensar o que oferecer e propor a eles na formação.

- Motivar, assessorar e dar condições as CEBs que em seu espaço geográfico tem colégios e posto de saúde para poder fazer acompanhamento.

- Que as CEBs tenham sempre caixa disponível para suas ações

- Acolher, ir ao encontro não deixar passar por nós e irem aquelas e aqueles que nos procuram durante o ano.
São muitas as pessoas que vão até a secretaria para informações. As secretarias precisam ser acolhedoras e queridas com essas pessoas.
Muitos nos procuram durante o ano para:
Informação – visitar um enfermo – ir ao hospital – para batizar (pais e padrinhos) – para receber todos os sacramentos.
Fazer um cadastro dessas pessoas, fazer uma, duas ou quantas visitas forem necessárias.
Não deixar perder quem nos procura seja para o que for.

- Que as CEBs se organizem para catequisar suas crianças e adolescentes, que volte a ser o ponto de referência a CEB que moram.
Que cada CEB receba a relação dos catequisandos e vejam e esforcem para atende-los, analisando com carinho o horário que elas podem.
Não conseguindo atender uma ou mais, envolve-la em outra CEB.

- Motivar todas as CEBs para celebrarem suas padroeiras e seus padroeiros com missas, caminhadas, confraternizações e tantas outras criatividades.

- Fazer acontecer nas CEBs festas populares como folia de reis, festas juninas, festas dos santos.

- Motivar na paróquia grupos de estudo dos documentos social da igreja.

- Tentar envolver a juventude da CEBs.
Cada CEB visitar sua juventude, marcar um encontro e propor que eles se reúnem enquanto juventude da CEB e que assumam alguma atividade social durante o ano para desenvolver na CEB.

- Trazer sempre a importância da participação das crianças em suas CEBs, para elas irem descobrindo a importância e a pertença delas nas CEBs.