01 março, 2017

Quarta-feira de Cinzas – Quaresma e Campanha da Fraternidade 2017

 Tem início hoje o tempo da quaresma com a quarta-feira de cinzas e em toda a Igreja do Brasil a Campanha da Fraternidade (CF) que traz como tema "Fraternidade: biomas brasileiros e a defesa da vida" e o lema cultivar e guardar a criação” (Gn 2.15). A campanha alerta para o cuidado da Casa Comum, de modo especial dos biomas brasileiros. 

Na missa de quarta-feira de cinzas e durante o período da quaresma Jesus nos apresenta um programa de vida: oração, perdão, amor, jejum, caridade fraterna, penitência. Um convite para que cada pessoa faça - ver-julgar-agir de si mesma. Com a imposição das cinzas sobre a cabeça o apelo de Jesus: “convertei-vos e crede no Evangelho!”.

A Campanha da Fraternidade é realizada anualmente pela Igreja Católica, sempre no período da Quaresma. Seu objetivo é despertar a solidariedade dos seus fiéis e da sociedade em relação a um problema concreto que envolve a sociedade brasileira, buscando caminhos e solução. A cada ano é escolhido um tema, que define a realidade concreta a ser transformada, e um lema, que explicita em que direção se busca a transformação. A campanha é coordenada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). 

Nenhum comentário: