31 outubro, 2017

Justamente nesse tempo que precisamos das CEBs!

Gosto de pensar as CEBs com a leitura
 do Livro de Ezequiel 37,1-10, 
onde o profeta para ver a realidade sem vida é convidado 
a andar por entre os ossos.




Um pequeno texto que escrevi para uma reflexão


Justamente nesse tempo que precisamos das CEBs!

Gosto de pensar as CEBs com a leitura do Livro de Ezequiel 37,1-10, onde o profeta para ver a realidade sem vida é convidado a andar por entre os ossos.  

O povo de Israel  era comparado a cadáveres. A situação não apresentava nenhuma possibilidade de esperança. Más o nosso Deus mostra que é preciso reviver a esperança, deixar ser guiado por sua Palavra e sua ação e vai revelando que a palavra profética e o espírito é a fonte da libertação de seu povo. 

Quando existe esperança o povo não desiste e é capaz de se organizar e enfrentar os desafios, sejam quais forem, para conquistar vida digna.

Mas afastando-se de nosso Deus o povo não luta e deixa que os desafios acabam ressecando seus ossos, matando sua esperança de vida, mas acreditando na Palavra nosso Deus age e aí a insistência junto ao profeta sobre a necessidade de profetizar.

Uma nova possibilidade de vida da início,o grande ruído, e aí é lindo, o profeta entende a ressurreição dos ossos secos como uma nova criação. E de pé qual imenso exército, estar pronto para assumir a caminhada de acordo com a vontade de nosso Deus.

Essa é a experiências que nós temos das nossas Comunidades Eclesiais de Base.

Então longe de dizer que as CEBs já não servem mais para o nosso tempo, é o contrário, é justamente nesse tempo que precisamos das CEBs.  

Nenhum comentário: