01 março, 2017

CF2017: "Fraternidade: biomas brasileiros e a defesa da vida"


CEBs DO CEARÁ PROMOVE O CARNAVAL DA VIDA

É festa de Deus é festa do povo. Nesse ritmo de alegria,as comunidades do interior do Ceará promoveram nessa semana o encontro da vida. “VIDA EM COMUNIDADE”, colocando em prática o proverbio africano expressado por Dom Moacyr Grechi, na celebração de abertura do 11º INTERECLEISIAL (2009), “gente simples, fazendo coisas pequenas, em lugares não importantes, consegue mudanças extraordinárias”.

Assim a comunidade Arapuá (patrono São Francisco), na paróquia São Vicente Ferrer – Lavras da Mangabeira, Diocese de Crato, mais ou menos quinhentos quilômetros (500) de Fortaleza realiza à alegria de viver a vida. Promoveu um encontro com outras comunidades próxima para viver a fraternidade. Se fizeram presentes as comunidades de Maniçoba, Poço, Curralinho e Mocotó. Vivendo a experiência prática da proposta “Rede de Comunidades”.

O carnaval foi tempo de partilha, formação e mística. Nesse primeiro momento de carnaval (segunda – 27) aconteceu aprofundamento sobre a CF – 2017, “FRATERNIDADE: BIOMAS BRASILEIROS E DEFESA DA VIDA”. Tendo como primeiro momento conhecer os objetivos da Campanha, onde cada comunidade foi convidada a assumir os propósitos desses objetivos gerais e específicos.Tomar para si, a responsabilidade de cuidar do Bioma Caatinga.


As comunidades responderão o agir da Campanha, primeiro: conhecer o bioma onde vive, quais os problemas existentes, como aproveitar os dons criados por Deus e “cuidar da criação”. Cada comunidade promoverá já essa semana encontros de oração e abertura oficial da Campanha da Fraternidade 2017, com Vias Sacras e encontros de reflexão nas famílias.

O êxodo quaresmal é o caminho no qual a própria esperança se forma

O êxodo quaresmal é o caminho no qual a própria esperança se forma. É um caminho dificultoso, como é justo que seja, mas um caminho pleno de esperança. Como o percorrido por Maria, que em meio ás trevas da Paixão e Morte de seu Filho, continuou a crer em sua ressurreição, na vitória do amor de Deus”. 

Papa Francisco

Quarta-feira de Cinzas – Quaresma e Campanha da Fraternidade 2017

 Tem início hoje o tempo da quaresma com a quarta-feira de cinzas e em toda a Igreja do Brasil a Campanha da Fraternidade (CF) que traz como tema "Fraternidade: biomas brasileiros e a defesa da vida" e o lema cultivar e guardar a criação” (Gn 2.15). A campanha alerta para o cuidado da Casa Comum, de modo especial dos biomas brasileiros. 

Na missa de quarta-feira de cinzas e durante o período da quaresma Jesus nos apresenta um programa de vida: oração, perdão, amor, jejum, caridade fraterna, penitência. Um convite para que cada pessoa faça - ver-julgar-agir de si mesma. Com a imposição das cinzas sobre a cabeça o apelo de Jesus: “convertei-vos e crede no Evangelho!”.

A Campanha da Fraternidade é realizada anualmente pela Igreja Católica, sempre no período da Quaresma. Seu objetivo é despertar a solidariedade dos seus fiéis e da sociedade em relação a um problema concreto que envolve a sociedade brasileira, buscando caminhos e solução. A cada ano é escolhido um tema, que define a realidade concreta a ser transformada, e um lema, que explicita em que direção se busca a transformação. A campanha é coordenada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).