08 setembro, 2017

6º Encontrão das CEBs - Arquidiocese de Maringá


6º Encontrão Arquidiocesano das CEBs
Dia 1º de outubro
Das 13h30 às 17h00
No Colégio Carlos Démia - cidade de Maringá


Com alegria convidamos a todas e a todos para o 6º Encontrão Arquidiocesano das CEBs, cujo tema é “CEBs e os Desafios do Mundo Urbano” e o lema “Eu vi e ouvi os clamores do meu povo e desci para libertá-lo” (Ex 3,7), dia primeiro de outubro, das 13h30 às 17h00 no Colégio Carlos Démia, cidade de Maringá.

Deus escuta o clamor do povo que sofre opressões no mundo urbanizado e convoca as CEBs a participar – junto a todas as pessoas de boa-vontade – de sua libertação. Esta é a intuição profunda do 6º Encontrão Arquidiocesano das CEBs que unirá musica e dança na apresentação dos desafios do mundo urbano reafirmando as Comunidades Eclesiais de Base como o caminho, o sinal de esperança, na certeza que o nosso Deus habita no campo e na cidade.

O povo de Israel, as discípulas e discípulos de Jesus viveram e anunciaram o evangelho em grandes cidades, cidades com todas essas lógicas de violência, de opressão e ali souberam ser sinal de nosso Deus, souberam ser fermento de Cristo, souberam manter os valores de hospitalidade e acolhida, acolhidos no amor de Deus e por isso eles são sinal que as cidades não precisam ser lugar da violência e opressão, mas podemos construir a cidade de Deus, o Reino de Deus, marcar nossas cidades com essa presença. É isso que queremos reafirmar no encontrão das CEBs, onde cada um depois reforçado a fé vai continuar a caminhada.

Para o papa Francisco "As artes expressam a beleza da fé e proclamam a mensagem da grandeza da criação de Deus" e isso é lindo. A arte envolve, tem sido assim os encontrões das CEBs, as pessoas não apenas vão participar, mas vão como sujeito do encontrão.

A dinâmica do 6º Encontrão será apresentar os desafios do mundo urbano através de música e dança.Cada região pastoral recebeu um desafio e um ritmo, a letra da música deve falar do desafio do meio urbano apresentando as CEBs como o caminho, o sinal de esperança.

- Região Pastoral Jandaia do Sul: meio ambiente e sustentabilidade, ritmo nordestino.


- Região Pastoral Sarandi/Nossa Senhora das Graças: arte, cultura, esporte e lazer, ritmo rock / anos 60.

- Região Pastoral São José Operário: cidade excludente, mobilidade e migração, ritmo samba.

- Região Pastoral Nossa Senhora Aparecida: violência, ritmo hip hop.

- Região Pastoral Catedral: tecnologias de informação e comunicação, ritmomarchinha.

- Região Pastoral Santa Cruz: moradia, ritmo: ciranda.

- Região Pastoral Castelo Branco: trabalho, ritmo valsa.

- Região Pastoral Paranacity: saúde e educação, ritmo: sertanejo gauchesco.


Importante: - Levar canecas e/ou copos. Atitudes simples como utilizar canecas e copos permanentes podem minimizar problemas ambientais.