16 outubro, 2017

Mais de 80% da população brasileira habita 0,63% do território nacional


As áreas consideradas urbanas no Brasil representam menos de 1% do território nacional (0,63%) e concentram 160 milhões de pessoas, ou seja, 84,3% da população brasileira. Os dados vieram do mais detalhado trabalho de identificação de áreas urbanas já feito no País. Executado por profissionais da Embrapa Gestão Territorial (SP), o estudo Identificação, mapeamento e quantificação das áreas urbanas do Brasil levou três anos para ser concluído e exigiu observação minuciosa de centenas de imagens de satélite. Todas as informações geradas estão disponíveis para serem baixadas gratuitamente na internet no formato shapelife.
O trabalho permitiu, entre várias outras aplicações, relacionar os municípios com maior densidade populacional urbana...continue lendo aqui.

Uma linda e abençoada semana a todas e a todos!

“Que Deus nos dê sempre a força de sermos testemunhas. Dê a nós viver a esperança cristã, sobretudo no martírio escondido de fazer bem e com amor os nossos deveres de todos os dias.” Papa Francisco

14º Intereclesial das CEBs! - Faltam 100 dias!


Querido povo das CEBs do Brasil

Faltam 100 dias para o 14º Intereclesial!!
A proximidade desse grande encontro das comunidades eclesiais de base indica que é hora de  acelerar o passo na preparação das equipes de trabalho, das delegações dos diversos regionais, intensificar as reflexões e reafirmar o desejo de ser  “CEBs uma Igreja em Saída que enfrenta os desafios no mundo urbano!”
 Nessa bonita construção coletiva  as comunidades  seguem animadas,  superando  desafios,  fortalecidas pela graça de Deus,  sem desanimar.   “É o Espírito, como  o vento que nos arrasta para a frente, que nos mantém no caminho, nos faz sentir peregrinos e estrangeiros e não nos permite de acomodar.”   Muitos os desafios e graças nesse tempo!!
O Trem das CEBs já apita alto e forte avisando a todos que   organizem  suas malas cheias de experiências e esperanças  rumo a Londrina! É hora de estreitar vínculos e fortalecer o coletivo!
O Deus da Vida favoreça e fortaleça a todos nessa construção!!
“Que Deus nos dê sempre a força de sermos testemunhas. Dê a nós viver a esperança cristã, sobretudo no martírio escondido de fazer bem e com amor os nossos deveres de todos os dias.” (Papa Francisco)
Vamos juntos nessa reta final. Marquem suas postagens nas mídias sociais com #cebsdobrasil. A cada dia uma foto será escolhida para animar a caminhada!
Equipe de comunicação das CEBs do Brasil