16 dezembro, 2008

Divulgada a Mensagem para o Dia Mundial da Paz

Foi divulgada, no último dia 11, a Mensagem do papa Bento XVI para o Dia Mundial da Paz, que este ano apresenta o tema Combater a pobreza, construir a paz.
“A mensagem de Bento XVI retoma e desenvolve a mensagem de João Paulo II para o Dia Mundial da Paz de 1993, que explicava as conexões e os condicionamentos recíprocos entre pobreza e paz”, disse o cardeal Martino.
Segundo o cardeal, “desta vez o papa mostra como a luta contra a pobreza e a paz se misturam; um dado que constitui um dos pressupostos mais estimulantes para dar um enfoque cultural, social e político apropriado às complexas temáticas ligadas ao êxito da paz em nossa época, caracterizada pelo fenômeno da globalização”.
A respeito da globalização, o papa assinala o “significado metodológico e dos conteúdos, com o qual enfrenta de forma ampla e articulada o tema da luta contra a pobreza e analisa a fundo estes aspectos para individualizar os múltiplos rostos da pobreza atual.
A mensagem consta de duas partes, por meio das quais o tema da luta contra a pobreza entra em relação com os diversos aspectos da promoção da paz. Na primeira parte, o papa fala das implicações morais ligadas à pobreza; na segunda, aborda a luta contra a pobreza e a exigência maior de uma solidariedade global.
Leia a mensagem aqui
Fonte: CNBB

Nenhum comentário: