23 março, 2011

CEBs - Comunidades Eclesiais de Base – Sétima Parte

Conferência Nacional dos Bispos do Brasil
Mensagem ao Povo de Deus sobre as Comunidades Eclesiais de Base
Documento da CNBB nº 92
Vivência e Anúncio da Palavra de Deus e o Testemunho de Fé

“A Palavra se fez carne e habitou entre nós” (Jo 1,14). A acolhida da Palavra de Deus e a vivência comunitária da fé são indissociáveis nas CEBs. A Bíblia faz parte do dia a dia da comunidade, estando presente nos grupos e pastorais, nas liturgias e na formação, na reza e nas ações que visam superar as desigualdades e injustiças da sociedade brasileira.
São espaços privilegiados de leitura bíblica nas CEBs os círculos bíblicos e grupos de reflexão. Neles o povo se coloca como sujeito eclesial, assume seu lugar na comunidade e na sociedade. O protagonismo dos leigos nas CEBs é expressão viva de uma Igreja que se renova animada pelo Espírito Santo, é também um sinal de que no discipulado estão surgindo novos ministérios e serviços.
“O ministério da Palavra exige o ministério da catequese a todos porque ‘fortalece a conversão inicial e permite que os discípulos missionários possam perseverar na vida cristã e na missão em meio ao mundo que os desafia’” (CNFF, DGAE, n. 64; Dap, n.278c).
A vida em comunidade já é uma forma de catequese. Ela predispõe para o aprofundamento da fé e da vida cristã por meio do ministério da catequese e também pelo testemunho fraterno de seus membros.

Nota da CNBB em defesa da Lei Maria da Penha

Nós, Bispos do Conselho Episcopal de Pastoral, reunidos em Brasília, nos dias 21 e 22 de março de 2011, manifestamos apoio à mobilização nacional em defesa da Lei Maria da Penha, sancionada pelo Presidente da República no dia 07 de agosto de 2006. Após cinco anos de vigência, a lei recebeu grande apoio da sociedade e merece ampliar seu alcance, assegurando todos os mecanismos e instrumentos nela previstos de modo que todas as mulheres vítimas de violência tenham seus direitos e sua cidadania garantidos.
As estatísticas, no entanto, revelam que o país ocupa a 12ª posição no ranking mundial de homicídios femininos (Mapa da violência - 2010, Datasus). No período de 1997 a 2007, 10 mulheres foram assassinadas por dia no Brasil. Isso merece nosso repúdio e indignação. Leia na íntegra

Sugestão de Leitura

Dom Oscar Romero - 31 anos de seu assassinato
Os 31 anos do assassinato do bispo de San Salvador são lembrados como sinais de esperança na América Latina e no mundo.
No dia 24 de março de 1980, o bispo de San Salvador foi assassinado enquanto rezava missa por um francoatirador pago por setores da direita política, e até hoje não se fez justiça nesse caso.
A comunidade internacional reconhece unanimemente o valor da vida e o testemunho do assassinato de Óscar Arnulfo Romero. Assim, a Assembleia Geral das Nações Unidas - ONU proclamou o dia 24 de março – data da sua morte – como o "Dia Internacional pelo Direito à Verdade, em relação a graves violações e a dignidade das vítimas", em honra ao bispo salvadorenho.
Como sugestão de leitura apresento a conferência de Jon Sobrino "Dom Óscar Romero disse a verdade vigorosamente". Leia aqui

Resultado do churrasco beneficente Lar Escola de Maringá

Resultado do churrasco beneficente realizado no último domingo, 20/03/2011 no Lar Escola da Criança de Maringá.

LAR ESCOLA DA CRIANÇA DE MARINGÁ

RESULTADO DO PÚBLICO DO CHURRASCO - 20/03/2011

MARMITEX

Convites vendidos

433

Cortesia (colaboradores/imprensa)

18

Cortesia (formandos, familiares e parcerias)

2

TOTAL DE MARMITEX

453

ALMOÇOS SERVIDOS NO LOCAL

Convites vendidos

592

Cortesia - Formandos e parcerias)

29

TOTAL DE ALMOÇOS SERVIDOS

621

RESULTADO FINAL DO EVENTO

1074