01 dezembro, 2010

Diminui índices de crianças desnutridas, cresce a obesidade


A Pastoral da Criança, que historicamente trabalha pela redução das taxas de desnutrição infantil, vai atacar outro problema que prejudica a saúde de crianças e adolescentes brasileiros: a obesidade.
O projeto piloto da Pastoral da Criança de combate à obesidade infantil será desenvolvido, pelo período de um ano, nas cidades paranaenses de Maringá e Cascavel, informou o médico Nelson Arns Neumann aos repórteres Mauri König e Marcus Ayres, da Gazeta Maringá.
Cerca de 400 voluntários e voluntárias vão acompanhar de sete a nove mil crianças em cada uma das duas cidades, escolhidas para acolher o projeto piloto por causa do grande número de pessoas disponíveis a se envolver na proposta.
O Brasil soma, hoje, nove milhões de crianças subnutridas e 15 milhões de obesas, nos dois casos não por, necessariamente, comerem muito ou pouco, mas por ingerirem alimentos com elevados percentuais de gordura trans, açúcares, baixo teor de fibras, afora o sedentarismo.
Há dez anos, 9% das crianças estavam abaixo do peso ideal, hoje somam 5%. Em compensação, em 30 anos dobrou o número de meninas com sobrepeso e quadruplicou o número de meninos acima do peso, informa a Gazeta Maringá.
Entram nesse grupo as ofertas dos “fast-food” – lanches rápidos. Em Minas Gerais, acordo do Ministério Público com 47 empresas congregadas na Associação Nacional de Restaurantes vai permitir ao consumidor ter as informações embutidas nas embalagens sobre o valor nutricional dos produtos.
As empresas terão que informar o valor energético, quantidades de carboidrato e proteínas, a quantidade das gorduras trans e saturadas, e de sódio. Elas terão 180 dias para implantar as medidas.
As ofertas dos lanches rápidos, tão a gosto de pessoas que não reservam tempo diário para uma refeição calma e tranqüila, saudável, são calóricos, ricos e em gordura e colesterol, e com grande quantidade de sódio (sal). Muitas vezes as pessoas engolem esses lanches trabalhando, dirigindo, com pressa, o que prejudica a digestão.

Dia Mundial de Luta Contra a Aids

No dia 1° de dezembro, vários países comemoram o Dia Mundial de Luta Contra a Aids. Essa data foi instituída como forma de despertar a necessidade da prevenção, promover o entendimento sobre a pandemia e incentivar a análise sobre a aids pela sociedade e órgãos públicos. No Brasil, a data começou a ser comemorada no final dos anos 1980, envolvendo os governos federal, estaduais, distrital e municipais e organizações sociais. Este ano, a campanha do Dia Mundial tem como público primordial os jovens de 15 a 24 anos.

Indignação!

No evangelho (Mt 3.1-12), João Batista anuncia a iminente chegada do Messias. Esta “voz no deserto” convida o povo ao batismo (batizo) da conversão, uma mudança que comporta arrependimento: “mudem de vida porque o Reino de Deus já chegou”. Mais que moral, esperamos uma conversão ética, quando buscamos princípios que norteiem e amparem a sociedade toda, no sentido da sustentação da vida. Neste Advento devemos refletir sobre a luta contra os poderes da morte. Quando há descontrole daqueles que legislam ou governam; quando inocentes são assassinados, escravizados, vendidos; quando se destrói, ou quando alguém se apossa do bem comum, da natureza ou da economia social; quando as máfias das armas; quando traficantes de drogas, de gente, de crianças, de trabalho escravo e da prostituição infantil, se impõem como um poder dentro da sociedade inerte, seremos eticamente intolerantes e indignados? Leia na íntegra o artigo é do Pastor da Igreja Presbiteriana Unida do Brasil, Derval Dasilio