13 agosto, 2015

Enfeite-se com Margaridas e Ternura


Papa Francisco propõe superação da indiferença como tema do Dia Mundial da Paz de 2016


“Vence a indiferença e conquista a paz”

Papa Francisco propõe superação da indiferença como tema do Dia Mundial da Paz de 2016
“Vence a indiferença e conquista a paz”, este será do Dia Mundial da Paz de 2016. O anúncio foi feito nesta terça-feira, 11, pelo Pontifício Conselho da Justiça e da Paz. Esta será a terceira mensagem do Papa Francisco para a data, que chega em sua 49ª edição, sendo celebrada em todo o mundo.

No comunicado, o Pontifício Conselho afirma que “a indiferença em relação aos flagelos do nosso tempo é uma das causas principais que prejudica a paz no mundo”. Esta é uma atitude que está “associada a várias formas de individualismo que produzem isolamento, ignorância, egoísmo e isso leva ao desinteresse”.
De acordo com a nota, “ a indiferença pode ser vencida somente enfrentando juntos este desafio”. Dessa maneira, afirma que a paz precisa ser conquistada, sendo um bem que não se alcança sem esforços.
“Trata-se de sensibilizar e formar ao sentido de responsabilidade em relação às graves questões que afligem a família humana, como o fundamentalismo e seus massacres, as perseguições por causa da fé e de pertença étnica, as violações da liberdade e dos direitos dos povos, o abuso e a escravidão das pessoas, a corrupção e o crime organizado, as guerras que causam o drama dos refugiados e dos emigrantes forçados”, sublinha.
Segundo o dicastério vaticano, “a paz é possível ali onde o direito de cada ser humano é reconhecido e respeitado, segundo a liberdade e a justiça”.
Sendo assim, “a mensagem de 2016 quer ser um instrumento do qual partir para que todos os homens de boa vontade, em particular aqueles que trabalham na educação, na cultura e na mídia ajam segundo as próprias possibilidades e suas melhores aspirações para construir juntos um mundo mais consciente e misericordioso e, portanto, mais livre e justo”.
O Dia Mundial da Paz foi instituído pelo Papa Paulo VI e é celebrado todos os anos em 1º de janeiro. A mensagem do Papa é enviada às chancelarias de todo o mundo e traça também as linhas diplomáticas da Santa Sé para o ano que se inicia.
Fonte: Acidigital