29 maio, 2013

Missa de Corpus Christi na Catedral de Maringá será às 15 horas


Quinta-feira, dia de Corpus Christi, a preparação dos tapetes da procissão em que vai passar o Corpo de Cristo terá início às 7h com a benção do Arcebispo Dom Anuar Battisti. Centenas de pessoas são esperadas para a confecção dos tapetes.

A santa missa na Catedral Basílica Menor Nossa Senhora da Glória terá início às 15h seguida da procissão pública do Santíssimo Sacramento. As outras paróquias da Arquidiocese vão ter horários específicos de preparação dos tapetes e missas.   

Aberta inscrições para I Conferência de Bioética – PUC-PR

Já estão abertas  as inscrições para a I Conferência de Bioética promovida pelo curso de filosofia da PUC-PR, que será realizada nos dias 6 e7 de junho. Serão tratados temas religiosos que englobam o campo da bioética, como o aborto, a eutanásia, dentre outros.
As inscrições podem ser feitas  pelo blog do centro acadêmico:   
http://www.cafidesetratio.blogspot.com.br/
Outras informações pelo e-mail: ca_fidesetratio@hotmail.com 

A festa de Corpus Christi

Jesus disse às multidões dos judeus: “Eu sou o pão vivo descido do céu. Quem comer deste pão viverá eternamente. E o pão que eu darei é a minha carne dada para a vida do mundo”.
 Precisamos deste pão para crescer no amor para reconhecer o rosto de Cristo no rosto dos irmãos e irmãs.
Jesus não sabe fazer outra coisa a não ser amar toda a humanidade, toda a criação divina. Jesus entende que a vida é amar. “Eu serei e viverei para sempre como aquele que ama”.
 A celebração de Corpus Christi nos revela a face acolhedora de Cristo, que acolhe a todas e a todos sem excluir ninguém, saciando a “fome”, resgatando a vida, a esperança, a dignidade humana. A celebração de Corpus Christi também nos revela que quem participa da Eucaristia, mas não é capaz de “partilhar” alimentos, amizade, solidariedade, fraternidade precisa rever suas atitudes, porque ainda não compreendeu e não foi capaz de entrar em comunhão com Ele.

A festa de Corpus Christi é celebrada com missa, seguida de procissão. A procissão nos faz recordar a caminhada do povo de Deus, que liberto da escravidão egípcia, vai ao encontro da terra prometida. Deus nunca abandona o seu povo, envia o seu Filho Jesus como caminho, verdade e vida, e ao mesmo tempo o seu Filho quis continuar no meio de nós como um sinal visível, sob as espécies de pão e de vinho.

Para refletir