16 junho, 2020

O Perigo!

O Perigo! 

No mês de março, percebi e interpretei como preocupante certo exagero, assim sendo a necessidade de equilíbrio e ousadia para não cair na mesmice, mesmo com toda a boa intenção diante do isolamento social e as igrejas fechadas. O ser humano é frágil. 

Refletindo a liturgia que estamos celebrando agora no tempo comum, iluminado pelo Evangelho de Mateus, a preocupação aumenta e toma outra direção, o perigo. 

Jesus nos apresenta para onde se deve ir o rumo da missão, não é ir distante, ir para longe e sim no ver, escutar e preocupar-se com às pessoas que estão por perto e que precisam de um olhar amigo, de uma palavra amiga, precisam de apoio, precisam de solidariedade, precisam de amor e carinho. 

Dar continuidade a missão de Jesus fazendo-se perto das pessoas doentes, d@s idosos, d@s que se encontram à margem da sociedade de maneira simples e despojada, isso mesmo de maneira simples e despojada, sem muitos artifícios porque esse pode levar a aproximar-se de um determinado grupo afastando-se dos que mais a missão precisa levá-lo. 

A busca do poder de comunicação via redes sociais é perigoso, um caminho que não havendo equilíbrio pode levar a perder-se a meta. Num mundo que supervaloriza o status e as aparências há perigo de deixar-se envolver pela fama nas redes sociais. Para não perder a fama o acontecido nesses dias que para manter ou expandir sua rede de comunicação padres prometem conteúdo favorável ao governo na pandemia do novo coranavírus. 

É nas redes sociais que também a Igreja Católica, padres e lideranças leigas vem se comunicando, a meta, continuar presente com as/os paroquian@s, chegar até a base, as CEBs, enfim, continuar cuidando de quem está sobre seus cuidados. O perigo é perder a meta, é preciso ficar atento e cuidar-se para não deixar-se seduzir pelos encantos de estar na mídia, aí se perde a meta, distância da comunidade, prevalece "eu", como quero estar na mídia, quem eu quero que esteja comigo, quantos vou atingir, perigoso. 

Estar nas redes sociais também requer tempo e dedicação. Como será após coronavírus se muitos estiverem muito seduzidos? A internet transforma algumas interações sociais em puramente virtuais. Papa francisco diz que é preciso ter "o cheiro das ovelhas " para isso tem que estar no meio, olhar nos olhos, tocar, abraçar, caminhar junto. Achar o equilíbrio no uso de redes sociais, desafios do após coronavírus e atual também. 

Os medicos cubanos estão sendo indicados para o PREMIO NOBEL DA PAZ deste ano.


Os medicos cubanos estão sendo indicados para o PREMIO NOBEL DA PAZ deste ano.

Dispensa argumentos sobre a importância desse reconhecimento. As brigadas de médicos de Cuba já foram em missões humanitárias em praticamente todos os países do hemisfério sul. Milhares deles deixaram seu país, suas famílias, suas comodidades e partiram.

E foram sobretudo em acontecimentos de trágicos, como terremotos no Haiti, a eclosão da EBOLA na Africa(aonde ninguém queria ir e la perderam dois medicos). E até na Europa para ajudar países no combate ao COVID-19.

Estiveram aqui no Brasil, com mais de 14 mil médicos/as, nos ajudando a ir dar atenção em comunidades interioranas, povos indígenas, quilombolas, assentamentos do sem-terra, favelas, lugares em que nenhum médico brasileiro queria ir.

Por isso, pedimos que cada militante se empenhe, assine a petição e passe na sua rede.

Os médicos cubanos são o símbolo da solidariedade internacional entre todos os povos, valor fundamental para reconstruirmos a civilização no post-crise do covid e do capitalismo, que só se norteia pelo lucro.

Agradecemos. Seu empenho
Coletivo das relações internacionais e setor de saude do MST
São paulo, 15 de junho de 2020


Para adherir a la petición ir a: https://www.cubanobel.org/firma_la_peticion

Fotos y videos de los médicos también están disponibles.

Para más información ir a:https://www.cubanobel.org/

Fotografías de libre uso para medios de comunicación: https://www.cubanobel.org/gallery

E ainda, vídeo de 55 minutos sobre a expereincia dos medicos cubanos na africa, no atendimento da ebola: https://youtu.be/y0otZCsFtrI