27 maio, 2008

Lúcia, parabéns

Lúcia, parabens pelo trabalho feito. Gostaria de reforçar que uma celebração anual da "VIDA" que envolvesse toda a diocese seria importante na evangelização e evitar que o congresso vote a lei do aborto.

Atenciosamente,
Rubens Reggiani

Olá, companheiros e companheiras de Maringá...

É muito bom ver as CEBs apoiadas e asseguradas como prioridades da Arquidiocese de Maringá. A Comunidades de Base são Igreja e nos recordam a vida das primeiras comunidades cristãs, aquelas que estavam "no Caminho".
Mais feliz ainda fico em ver a Juventude como uma das prioridades. Como diz o 5º Plano de Pastoral Orgânica de Campinas: "Optar pelos jovens é optar pelo Homem Novo!" Assim, acredito que a Arquidiocese de Marinda vai seguir com seus trabalhos pastorais, acreditando no Homem Novo, no Mundo Novo: A Civilizalção do Amor!

Abraço Fraterno

Maycon Mazzaro

Uma igreja refletindo e decidindo... se torna mais próxima da realidade e do evangelho

Foi esse meu sentimento que nesse fim de semana em nossa Assembléia Arquidiocesana. Como é bom e frutuoso quando a igreja se da o direito de refletir sua atuação, seu ser... Penso até que, momentos assim, hoje são mais urgentes, necessários.
Numa sociedade de mudanças rápidas e plurais, estarmos vigilantes nas reflexões ajudará a não nos perdemos nesse emaranhado de situações na qual nós igreja estamos vivendo. Não estamos fora do mundo, somos no mundo.
Acho até que, essa Assembléia, será um estímulo grande para nós cristãos - as vezes cansados e "des-animados" - e recuperar as nossas forças.
Mas, insisto, não podemos ficar tanto tempo sem momentos como o que vivenciamos nesse final de semana.

Ivaldir, pe.

Pastoral da Juventude deve incidir na vida dos jovens do país

A Pastoral da Juventude deve-se fortalecer no Brasil e ter uma incidência maior na vida dos jovens do país.
Foi o que pediu esse final de semana Dom José Luiz Bertanha, presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), na 15ª Assembléia Nacional das Pastorais da Juventude do Brasil, realizada em Brasília. Leia Aqui

Cadê o Samu? Nada de Samu

Um homem cai no terminal por volta das cinco da tarde. Seus colegas motoristas e fiscais se desesperam, pedem para chamar o Samu. Alguém diz que já ligou. Ligam também para a empresa pedindo socorro. O tempo passa, o fiscal está tendo um aneurisma cerebral. Diante da demora, dois motoristas da TCC pedem aos passageiros de um ônibus lotado para que desçam. Todos compreendem a situação e o homem é colocado no ônibus vazio e levado em alta velocidade para a Santa Casa. Já era tarde. O fato aconteceu há pouco menos de um mês. Mas a revolta ainda é grande entre os motoristas e fiscais da TCCC, que reclamam da demora do Samu e do descaso da empresa diante da emergência. A esposa do fiscal morto está inconformada.Claro, nada disso vai para a mídia tradicional. Como não há divulgação nenhuma sobre os frequentes acidentes nas portas dos ônibus lotados. Acidentes que são ocasionados pelo brusco fechar de portas e pela total impossibilidade do motorista assubiar e chupar cana ao mesmo tempo. A presença do cobrador , zelando pela segurança de quem embarca e desembarca nos ônbus urbanos de Maringá, precisa ser repensada.

É Tempo De Assembléia! - "Uma Nova Época"

"Uma Nova Época"

A Conclusão da Assembléia Arquidiocesana de 2008 foi um sucesso em sim pela organização, pelo tempo dado para discutir nos 18 grupos e pelas idéias que surgiram e as convergências que saíram, pelo numero de pessoas que fizeram uso do tempo para falar á Assembléia como também pelo conteúdo, pelo otimismo e atmosfera de alegria que foi criada entre os quase 400 participantes sem fazer faltar a seriedade necessária da parte de cada um para que a situação não se descontrolar com conversar paralelas - qual alegria e otimismo sem duvida nenhuma vão contagiar a base nas nossas paróquias - pelo preparo que o coordenador Pe. Sidney mostrou resultando num total respeito á Pauta e o que foi preparado mas também para a Assembléia presente sem deixar de mostrar firmeza quando ele achou necessário - "deixa para mim, eu sei que vai der certo!", pelo respeito mostrado pelo Arcebispo de deixar a Assembléia fluir sem, ao meu ver, deixar de lembrar quantas vezes foi necessário que o nosso ponto de partida como também o ponto chegada em qualquer discussão e´ e deve ser daqui pra frente o Documento da Aparecida - que por sinal estava nas mãos de vários participantes!

Por causa de tudo isso, mas especialmente porque a Assembléia foi a primeira celebrada após a publicação do documento da Aparecida, sem duvida nenhuma vai marcar o inicio de "Uma Nova Época" na nossa Arquidiocese! A Igreja na América Latina vem dando um bom exemplo a Igreja pelo mundo afora neste último meio seculo, mosrando sim que estes grandes encontros continentais devem ser celebrados regularmente - aproximadamente cada 10 anos! Porque assim por causa da nova síntese que um documento como Aparecida produz, nunca totalmente perfeito talvez mas atual, se torna um ponto referencial atualizado que ajuda as partes nas controvérsias inevitáveis que sempre surgem! (Para colocar novo animo na Igreja Universal, como estamos vendo com a celebração de Aparecida na America Latina, um Terceiro Concilio Vaticano e´o elo que está faltando so nivel universal! Muito problema,muita discussão para ser resolvido só por Pedro sozinho!)

Ninguém pode dizer que os quatro prioridades que foram escolhidas, sem excluir outros aspectos da vida eclesial, não são totalmente pertinentes e que são conclusão direta , mais do que outra coisa, do documento de Aparecida: Igreja de pequena comunidades, Igreja olhando e aberta para o mundo, Igreja ao serviço das famílias nas alegrias e tristezas delas, e uma Igreja destacando a Juventude para que juntos com eles vê o que necessita para que Ela e o Mundo "garantam a realização plena de sua dignidade de ser humano"!

Uma Nova Època para a Igreja particular em Maringá começou!

Pe. João Caruana - Maringá.
Segunda, dia 26 de Maio 2008.