06 junho, 2018

Karl Marx – conheça a vida do maior filosofo comunista

Há exatos dois séculos nascia o espectro que, até hoje, ronda o mundo como a maior influência para todos que lutam contra as injustiças do sistema capitalista, seja por meio da adoção de uma nova percepção da realidade, seja pela iniciativa da prática transformadora. Filósofo, economista, jornalista e revolucionário comunista, Karl Marx continua tão atual em 2018 quanto nos séculos 19 e 20. É o que defendem os estudiosos de sua teoria entrevistados pelo Brasil de Fato para esta reportagem especial.


Ao contrário de sua teoria política, porém, as histórias da vida pessoal e da militância de Marx não foram amplamente divulgadas ao longo desses 200 anos. À medida que, nos últimos tempos, mais biografias começam a ser publicadas no Brasil, a imagem do velho senhor barbudo, intelectual e autor de obras densas, começa a ser melhor conhecida.

Esse movimento de desmitificação e humanização do pensador revolucionário torna-se ainda mais necessário diante da atual conjuntura de crise política e econômica, no país e no mundo, a fim de que suas ideias e reflexões sejam cada vez mais lembradas, estudadas e praticadas.

MILITANTE

Nascido no dia 5 de maio de 1818, em Trier, então Renânia Prussiana, Marx era filho de um advogado e de uma herdeira de família rica, tendo crescido com conforto financeiro em uma família que poderia ser considerada, à época, de classe média. Um homem do Iluminismo, movimento que no século anterior havia quebrado paradigmas ideológicos em defesa, principalmente, da razão e da liberdade, Marx sempre demonstrou o gosto pelos estudos, ingressando nas Universidades de Bonn e, posteriormente, de Berlim, onde estudou Direito e Filosofia.

Durante a década de 1840, Marx participou de grupos de discussão hegelianos de esquerda, e inaugurou a crítica ao idealismo de Hegel e aos socialistas utópicos, linha de pensamento que posteriormente foi base para a elaboração de seu materialismo dialético. Ao trabalhar como jornalista, Marx teve acesso às experiências, conflitos e realidades que também influenciaram suas reflexões sobre a luta de classes.


Conheça sua vida - clique  AQUI