17 maio, 2012

A força de um povo organizado

Foi aprovado em segundo discussão na sessão desta quinta feira o projeto de lei que cria o Programa de Coleta Seletiva com Inclusão Social e Econômica dos Catadores de Material Reciclável (Pró-Catador)  e o Sistema de Logística Reversa, com emendas e proíbe a incineração do lixo no município de Maringá. O povo se organizou teve um significativo apoio da Igreja Católica e mais uma vez presenciamos a força de um povo organizado.

Dia Internacional contra a Homofobia e a Transfobia

Hoje, 17 de maio é Dia Internacional contra a Homofobia e a Transfobia (rejeição a transexuais e travestis). A data  foi criada por ativistas franceses em 2005 para marcar o dia em que a homossexualidade foi tirada, há 22 anos, da lista de doenças mentais da Organização Mundial da Saúde (OMS). No Brasil, a data foi lembrada ontem (16) por manifestantes, que ocuparam a Praça dos Três Poderes, em Brasília, onde estenderam uma bandeira do movimento. Na cidade de Maringá, hoje pela manhã, pela primeira vez, a bandeira que representa o movimento LGBT foi hasteada na Praça Sete de Setembro, conhecida como praça do Peladão.
A SDH (Secretaria de Direitos Humanos) do governo federal registrou em 2011 uma média de 3,4 denúncias diárias de violência praticada contra homossexuais no Brasil.

Encontro das Pastorais Sociais do Regional Sul II em Maringá

Maringá acolherá cerca de 150 lideranças da Igreja Católica do Paraná no próximo fim de semana, dias 18, 19 e 20 de maio, para participar do 5° Encontro das Pastorais Sociais do Regional Sul 2 da CNBB. O evento será realizado no Centro de Formação Bom Pastor, anexo ao seminário Nossa Senhora da Glória. Na sexta-feira à noite, logo após a abertura, haverá um momento de diálogo sobre a RIO +20 – Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, que será realizada de 13 a 22 de junho no Rio de Janeiro.
No sábado (19) será feita uma análise da conjuntura político-social sobre a realidade do Brasil; análise da conjuntura das Pastorais Sociais no Regional Sul 2; reflexão sobre a identidade e a missão das Pastorais Sociais na Igreja do Brasil e por fim a discussão sobre a proposta da Semana Social Brasileira, que propõe um amplo debate nacional para refletir qual o papel do Estado com o tema “Um novo Estado, caminho para uma sociedade do bem viver” e o lema “Estado para que e para quem?”.
Às 19h30 todos os participantes vão celebrar a santa missa na Catedral Basílica Menor Nossa Senhora da Glória. No domingo (20) serão feitos os encaminhamentos do encontro e sobre a 5ª Semana Social Brasileira.

''A videira é Cristo''. Entrevista com Irmã Jeannione Gramick

Tem-se medo "do significado dado pelo Concílio Vaticano IIao que significa ser católico", da "liberdade de expressão que isso implica". Consequentemente, também existe o medo de permitir que "as vozes críticas sejam ouvidas, porque algumas delas poderiam legitimamente levar à mudança". Uma mudança que gera o temor de perder "poder e controle". Confira a entrevista de Ludovica Eugenio, publicada na revistaAdista