10 agosto, 2011

Café Cultural - "Desenvolvimento Urbano e Desigualdade Social"

O Café Cultural de agosto acontece hoje (10) com o tema "Desenvolvimento Urbano e Desigualdade Social" que será apresentado por Ana Lúcia Rodrigues, professora adjunta da Universidade Estadual de Maringá no curso de graduação e no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais e coordenadora do Mestrado Profissional em Políticas Públicas e do núcleo local do Observatório das Metrópoles. Haverá também lançamento do livro “ Jesus na Ótica da Literatura”, de André Jorge Catalan Casagrande. O Café Cultural começa às 20h, na Casa de Bamba, Avenida Nildo Ribeiro da Rocha, 4449, Maringá - Paraná. É costume que os amigos e amigas do Café levem um vinho ou suco para o brinde inicial. Há um couvert artístico de R$5,00. Confirmar presença pelo e-mail: cafemga@yahoo.com.br.

Cardeal português declara que não existe "nenhum obstáculo fundamental" para a ordenação de mulheres

O patriarca de Lisboa, José da Cruz Policarpo, que, em uma recente entrevista, havia declarado que não existe "nenhum obstáculo fundamental" do "ponto de vista teológico" para a ordenação de mulheres, foi convocado pelo Vaticano para explicar suas afirmações sobre o sacerdócio feminino. Leia a reportagem

Doenças cardiovasculares podem reduzir expectativa de vida dos homens

Entre as atitudes benéficas no Dia dos Pais, praticar atividade física com os filhos e filhas pode fortalecer relacionamentos e saúde.
Embora os dados do IBGE revelem que a expectativa de vida dos homens seja de 69,4 anos, dez a mais do que na década de 80, a principal causa de morte masculina continua sendo o infarto agudo do miocárdio. De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia, cerca de cinco homens sofrem infarto para cada mulher até os 50 anos.
Como os homens são mais resistentes à ida regular ao médico do que as mulheres, o Dia dos Pais é o momento propício para demonstrar, além do carinho, empenho para que a saúde deles esteja em ordem. A primeira providência é insistir para que façam um check-up, independente da idade ou de estarem se sentido bem.
Especialistas do Hospital Cardiológico Costantini apontam que, para minimizar os riscos do aparecimento de doenças cardiovasculares, os homens devem medir a pressão arterial e manter acompanhamento de sua situação. Casa haja histórico familiar de hipertensão, doenças cardíacas ou renais, derrame, diabetes ou se está acima do peso, recomenda-se cuidado redobrado.
Já para o controle do colesterol e triglicérides, é importante adotar uma dieta equilibrada, escolhendo conscientemente os alimentos que saciem o organismo com nutrientes, a exemplo de frutas variadas, verduras, legumes, carnes magras. O desequilíbrio dos níveis de colesterol e triglicérides, causado pelos maus hábitos de vida, formam placas de gordura que podem levar ao entupimento das artérias e, como consequência, levar ao infarto e ao Acidente Vascular Cerebral (derrame).
Os exercícios físicos, por sua vez, são uma recomendação para quem busca chegar à terceira idade com saúde. Para isso, a prática de uma atividade física em uma academia ou ao ar livre podem ser uma oportunidade para estreitar os laços entre pais e filhos. Para pais com filhos pequenos, aulas de natação e passeios de bicicleta são algumas alternativas, tudo para fortalecer, ao mesmo tempo, o relacionamento e a saúde.