07 abril, 2011

Atentado em escola do Rio de janeiro feriu não só aqueles que foram atingidos, mas também a todos os cariocas

O arcebispo da arquidiocese do Rio de Janeiro, dom Orani João Tempesta, divulgou uma nota lamentando o atentado à Escola Municipal Tasso Fragoso da Silveira, na capital fluminense. Segundo o arcebispo, o atentado “feriu não só aqueles que foram atingidos, mas também a todos os cariocas”.
O atentando ocorreu na manhã desta quinta-feira (7) quando Wellington Menezes de Oliveira, 23 anos, invadiu a escola e disparou vários tiros. Já foram confirmados 11 mortos (9 meninas e 1 menino), mais o atirador, e 17 feridos com gravidade. Segundo a polícia, Wellington era ex-aluno da escola, que fica no Realengo.

Veja a íntegra da nota de dom Orani
Nota do arcebispo do Rio sobre o atentado na escola Tasso Fragoso da Silveira

O atentado a tiros contra alunos, alunas, funcionários e outras pessoas, agora pela manhã, na Escola Municipal Tasso Fragoso da Silveira, em Realengo, zona oeste de nossa cidade, que resultou também em mortos e com a consequente morte do atirador, feriu não só aqueles que foram atingidos, mas também a todos os cariocas.

Como Pastor desta Arquidiocese, lamento profundamente o acontecido, rezo e uno-me à dor de todos que foram vitimados, pais, familiares e amigos. Peço ao Senhor Jesus, neste tempo de Quaresma, que a todos conforte e envio também uma bênção especial, pedindo a Deus que tal fato não volte a acontecer em nossa cidade.

Rio de Janeiro, 7 de abril de 2011
Dom Orani João Tempesta
Arcebispo do Rio de Janeiro

7 de Abril Dia Mundial da Saúde

A saúde é uma das maiores riquezas do ser humano. É sinônimo de vida. Por isso, é importante ter hábitos que ajudem a manter uma boa saúde, garantindo uma vida mais ativa e alegre.

Saúde não é apenas não estar doente. Saúde é bem mais amplo que isso, é estar bem fisicamente, mentalmente e socialmente também!

Uma boa higiene, alimentação adequada, fazer exercícios físicos regularmente e dormir bem nos ajudam bastante a ter saúde. E nada como uma boa brincadeira, um passeio em um dia de sol ou qualquer outra coisa que nos façam sentir bem, felizes e satisfeitos!

Um bom atendimento nos SUS e políticas públicas que garantam os direitos básicos do povo é necessário para uma vida saudável.

Afro-descendentes pedem que igrejas tratem culturas negra e indígena na Escola Dominical

Participantes do 4o Encontro Afro-Cristão sugerem que igrejas incluam a temática das culturas negra e indígena nas Escolas Dominicais e na Formação Teológica, que elaborem liturgias a partir das experiências corpórea, identitária e cultural, e garanta espaços de participação com visibilidade para os jovens e equidade de gênero e etnia.

Cidadãos de diversas igrejas cristãs e experiências de luta em defesa da vida e de direitos participaram do Encontro, realizado de 1 a 3 de abril na Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). O objetivo era renovar lideranças para as lutas e esperanças do povo negro, refletir sobre as juventudes negras como sujeitos de direito e assumir compromissos públicos.

Os debates e plenárias propiciaram a elaboração de documento, pelo qual o grupo se compromete a construir estratégias de diálogos e intervenções com o intuito de fortalecer as ações na área de Direitos Humanos. É uma resposta pró-ativa à campanha do Ano Internacional da Juventude e do Ano Internacional dos Afro-descendentes.

O grupo sugere a oferta de estudos bíblicos abordando a temática da diversidade e superação da intolerância, a organização de conferências livres, o envio de propostas para a II Conferência Nacional da Juventude e o fortalecimento das campanhas contra o extermínio de jovens.

Fonte: ALC