04 junho, 2010

Lula sancionou o projeto popular Fiha Limpa

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou nesta sexta-feira (4), o Projeto de Lei de Iniciativa Popular Ficha Limpa, que proíbe a candidatura de políticos condenados pela Justiça em decisão colegiada em processos ainda não concluídos.
O presidente Lula não fez qualquer veto ao texto aprovado pelo Senado. O Diário Oficial de segunda-feira (7), deverá trazer a sanção do presidente.
Como a sanção aconteceu antes do dia 9 de junho, caberá agora ao Judiciário decidir se o projeto provocará efeitos já nas eleições de outubro. O Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral, que apresentou o projeto ao Congresso com mais de 1,6 milhão de assinaturas, entende ser possível aplicar já.
O projeto ficha limpa sofreu mudanças no Congresso. A versão inicial, do movimento, desejava a proibição de políticos condenados já em primeira instância. Ainda na Câmara, optou-se por proibir apenas os condenados por colegiados, o que acontece geralmente na segunda instância ou nos casos de quem tem foro privilegiado.
O texto que sai do Congresso permite um recurso extra para condenados em colegiados a um órgão superior. Neste caso, se o outro órgão permitir a candidatura ele terá de julgar com prioridade o processo em andamento.

Vereador Humberto questiona atraso na publicação dos atos oficiais

Todos os atos administrativos do Poderes Públicos Municipais de Maringá devem ser publicados semanalmente às sextas-feiras, “em caráter ordinário”. Isso é o que determina a lei nº 766/2009. Mas, segundo o vereador Humberto Henrique (PT), não é o que acontece na prática, dificultando o trabalho de fiscalização dos vereadores e da população.
Para saber os motivos dos constantes atrasos na publicação do Órgão Oficial Eletrônico do Município de Maringá, o vereador Humberto elaborou um requerimento solicitando que a prefeitura apresente explicações e tome medidas para cumprir a lei.
Em média, segundo o vereador, a demora tem sido de 15 dias. Como mostra a imagem, hoje (4), passados 30 minutos do término do expediente da prefeitura, mais uma vez a lei não foi cumprida. Mais informações

Casos de Dengue e Gripe Suína na cidade de Maringá-Paraná

Casos de Dengue e Gripe A (H1N1) acompanhados pela Secretaria de Saúde de Maringá até hoje:
Dengue
Notificados - 6106
Positivos - 1683
Óbito – 1
Gripe A
Notificados - 866
Casos Positivos – 17
Óbito – 1

Nota da Pastoral Carcerária da CNBB – Regional Sul IV em repúdio à tortura de presos no Presídio de Tubarão

A Pastoral Carcerária do Regional Sul 4 da CNBB, estado de Santa Catarina, condenou o espancamento de dois presos por um agente penitenciário do Presídio Regional de Tubarão.
As cenas, veiculadas na quarta-feira (2), pela RBS, afiliada da Rede Globo, foram classificadas pela Pastoral Carcerária como “cenas de tortura”.
"Em Santa Catarina ultrapassamos o caos”, diz a nota, que condena, entre outras coisas, a superlotação no presídio. “O fato ocorrido no Presídio Regional de Tubarão confirma mais uma vez o descaso com a segurança pública e o despreparo técnico e humano”, diz a Pastoral. Leia a nota

Morre irmã Maria


A irmã Maria Adelheid Gintem, que por décadas foi coordenadora da casa do primeiro bispo e arcebispo Dom Jaime Luiz Coelho, morreu na tarde dessa quinta-feira, 03 de junho, às 17h40 em decorrência de problemas cardíacos.
Irmã Maria nasceu em 10-09-1924 e pertence à Congregação das Irmãs Missionárias do Santo Nome de Maria. Alemã, veio para Maringá em 1956 e desde 1973 trabalhava na casa do primeiro bispo e arcebispo de Maringá. Entre os diversos trabalhos pastorais de Irmã Maria, um dos fatos marcantes é que ela foi a primeira catequista da paróquia Santo Antônio de Pádua, que em 2010 completa 50 anos de criação. Ela também coordenava um projeto que mensalmente destinava recursos para famílias carentes, cujo objetivo sempre foi atender os mais necessitados, especificamente órfãos.
A missa de corpo presente será às 14h30 na Chácara Rainha da Paz, Rua Distrito Federal, 1089. A celebração será presidida por Dom Jaime Luiz Coelho, e concelebrada pelo arcebispo Dom Anuar Battisti e diversos sacerdotes. O sepultamento será no mesmo local logo após a missa.
O arcebispo de Maringá, Dom Anuar Battisti disse hoje que Irmã Maria sempre foi sinal de uma simplicidade muito grande. “Ela era uma mulher do silencio”.

Obs: Na foto irmã Maria é a segunda da esquerda para a direita

Fonte: site da Arquidiocese de Maringá

O bom senso ditado pela natureza

Para Carlo Petrini, cozinheiro italiano e presidente e fundador do movimento Slow Food, em artigo para o jornal La Repubblica, publicado ontem (3), até podem ser estudadas todas as melhores técnicas de descarte de dejetos, mas se cada um de nós não se comprometer a reduzir o volume do que joga no lixo, ou aprender a desperdiçar menos, nunca teremos saída.
Leia o texto, a tradução é de Moisés Sbardelotto.

A espiritualidade na construção da paz

Todos os fatores e práticas nos distintos setores da vida pessoal e social devem contribuir para a construção da paz tão ansiada nos dias atuais. Os esforços seriam incompletos se não incluíssemos a perspectiva da espiritualidade. Leia o artigo de Leonardo Boff

Noticias da Pastoral da Juventude - PJ

- Coordenadores e assessores nacionais da PJ estão reunidos no ES
Teve início ontem (3) e vai até domingo a reunião da Coordenação Nacional e da Comissão Nacional de Assessores da Pastoral da Juventude do Brasil. Serão quatro dias de muito trabalho e momentos de oração, refletindo e planejando ações relacionadas ao trabalho de evangelização da juventude.Leia Mais
- Jovens do Pará gravam música para o DNJ 2010
A Pastoral da Juventude de Limoeiro do Ajuru, município localizado no nordeste do Pará, produziu uma música especialmente para o Dia Nacional da Juventude (DNJ) deste ano. A canção, que recebeu o nome de “Agir é acreditar”, está disponível na página de músicas do site da PJ de Maringá para ser divulgada e chegar aos grupos de jovens de todo o país.Leia Mais
Artigos