20 setembro, 2010

Para refletir

“Saber não é suficiente; devemos aplicar. Querer não é suficiente; devemos fazer.” Johan Wolfgang Von Goethe

Comunicado de Dom Anuar sobre uso indevido de imagem de Paróquias com fins eleitorais

Caríssimos Arquidiocesanos:
Chegou a meu conhecimento que o candidato a Deputado Federal Sr. Edmar Arruda distribuiu, em algumas cidades pertencentes a nossa arquidiocese, material de divulgação política utilizando indevidamente a imagem da Paróquia Santo Cura d’Ars de Paiçandu e da Paróquia São Judas Tadeu de Cruzeiro do Sul na capa de seu material de divulgação, o que pode induzir o eleitor a concluir que a Igreja Católica esteja apoiando o referido candidato.
Para que não fiquem dúvidas a respeito do assunto, venho fazer os seguintes esclarecimentos:
1º) O candidato Edmar Arruda JAMAIS teve da Mitra Arquidiocesana de Maringá, qualquer autorização para uso da imagem da Igreja em seu material de divulgação;
2º) A Igreja Católica prima pela liberdade da consciência política de seus membros e, portanto, não apóia o candidato Edmar Arruda e nenhum outro candidato ou partido político.
O voto deve ser a expressão máxima da soberania popular e da responsabilidade de cada cidadão para consigo e para com a coletividade. Desta forma, a Igreja reafirma o respeito à democracia, aos direitos civis e às liberdades individuais do país.
Maringá, 17.09.2010
Dom Anuar Batistti - arcebispo metropolitano

Inscrições para o vestibular da UEM terminam nesta segunda

Terminam nesta segunda-feira (20) as inscrições para o Vestibular de Verão 2010 da Universidade Estadual de Maringá (UEM). A taxa de inscrição, que custa R$ 90, pode ser paga até a próxima quarta-feira (22), prazo final também para o encaminhamento da documentação exigida. A inscrição deve ser feita pelo site da instituição: www.vestibular.uem.br.
A UEM oferece 2.216 vagas, em 63 cursos de graduação - 16 deles recém-criados. Entre as novas opções do Câmpus Sede, em Maringá, estão: licenciatura em Artes Cênicas (40 vagas) , Artes Visuais (40 vagas), Comunicação em Multimeios (40 vagas), Biotecnologia (30 vagas), Bioquímica (30 vagas) e Matemática Integral (42 vagas). Do total de vagas, 437 são para cotistas.
Já no Câmpus Regional de Umuarama, haverá outros três cursos: Engenheira de Alimentos, Engenharia Civil e Engenharia Ambiental. Todos com 40 vagas. No Câmpus Regional de Goioerê, será ofertado o curso de Física, também com 40 vagas.
As provas serão aplicadas de 12 a 14 de dezembro, em Apucarana, Campo Mourão, Cianorte, Cidade Gaúcha, Goioerê, Ivaiporã, Maringá, Paranavaí e Umuarama. O resultado será divulgado no dia 14 de janeiro.
Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 44 3011-4450 ou pelo site da instituição.

Lula é indicado ao Nobel da Paz

O presidente Luis Inácio Lula da Silva está entre os candidatos ao Prêmio Nobel da Paz, de acordo com a agência EFE. O norueguês Stein Tonnesson, diretor do Instituto Internacional para a Investigação da Paz, teria confirmado a indicação de Lula. A divulgação dos premiados será em outubro.
Em fevereiro, o jornal francês 'Le Monde' já havia antecipado a indicação de Lula, mas o Instituto Nobel, por tradição não divulga a lista oficial dos candidatos.
Na sexta-feira, o diretor do Instituto Nobel, Geir Lundestad, informou que há 165 personalidades e instituições propostas para o prêmio.
Stein Tonnesson afirmou ao 'Le Monde' em fevereiro que a vitória de um político sul-americano que luta contra as desigualdades sociais é muito provável. Principalmente se esse político for o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
A EFE informou que Tonnesson disse que Berge Furre, membro do Comitê Nobel da Paz, é um grande admirador do presidente brasileiro.

Fonte: Época Online

Caminhar descansa – Bota o pé na estrada… artigo de Américo Canhoto

Exceto, uma parte das pessoas mais idosas, as gerações mais novas estão perdendo a qualidade de vida e a longevidade. Muitos são os fatores: dieta inadequada, vida sedentária, ansiedade, medo.
Ansiedade: A ansiedade doentia do mundo contemporâneo; é fruto da nossa pouca competência em gerenciar a própria vida, relacionar valores íntimos particulares e alinhados ás leis que regem a vida.
Quando permitimos que as outras pessoas nos vendam desejos, necessidades e expectativas, problemas e soluções deles; somos merecedores de viver ansiosos, angustiados, depressivos, em pânico.
Pressa: Qual a diferença entre ansiedade e pressa?
A ansiedade é um mecanismo mental/emocional. A pressa é a sua materialização na forma de atitudes e trabalho...continue lendo...

Dom Anuar lança o Dia Nacional da Juventude em Maringá


A igreja matriz da paróquia São José Operário ficou lotada de jovens para o lançamento do Dia Nacional da Juventude (DNJ) em Maringá. O ato aconteceu no último sábado (18), com missa presidida pelo arcebispo Dom Anuar Battisti.
A celebração marca o início dos preparativos para o dia 24 de outubro, data em que milhares de jovens da região se reunirão para refletir e comemorar. O cantor Gabriel O Pensador já confirmou participação no evento.
Realizado em todo o país pela Pastoral da Juventude da Igreja Católica, o DNJ está completando 25 anos. Na edição deste ano o tema central é a preocupação da Igreja com a vida dos jovens brasileiros. “As estatísticas nos assustam pelo número de jovens que são exterminados pelos vícios, pelas drogas, pela falta de oportunidade”, destacou Dom Anuar em sua homilia.
Com o lema “Juventude: muita reza, muita luta, muita festa, em marcha contra a violência”,
a programação do DNJ em Maringá inclui missa presidida por Dom Anuar, show com o cantor Gabriel O Pensador, Caminhada da Paz, animada por trio elétrico e som ao vivo, e outras atrações.
A intenção é chamar a atenção principalmente daqueles que ainda não participam dos grupos de jovens. “O DNJ não é só para os que estão nos grupos. Os jovens que já estão engajados devem convidar outros jovens”, orientou o bispo.
O evento terá início a partir das 13h na Praça da paróquia São José Operário, na Vila Operária. O encerramento está previsto para 20h30 na Praça em frente ao antigo aeroporto. A programação completa está disponível no site www,pjmaringa.com/dnj.
Estatísticas
Homens com idade entre 15 e 24 anos, negros e pobres são as maiores vítimas de violência no Brasil. Com uma taxa de até 51,7 homicídios para cada 100 mil jovens, o Brasil é o 3º país com mais assassinatos de jovens no mundo, atrás de Colômbia e Venezuela.
A conclusão consta do estudo Mapa da Violência 2010 – Anatomia dos Homicídios no Brasil divulgado pelo Instituto Sangari, com base em dados coletados entre os anos de 1997 e 2007.
Segundo relatório da Ritla - Rede de Informação Tecnológica Latino-Americana, no Brasil morrem por dia, em média, 54 jovens vítimas de homicídio.
Um estudo inédito divulgado pela Secretaria Especial de Direitos Humanos estima que 33.504 adolescentes e jovens brasileiros serão assassinados em um período de sete anos, que vai de 2006 a 2013.
Relatório da ONU publicado em 2006 revela que em cada grupo de dez jovens de 15 a 18 anos assassinados no Brasil, sete são negros. Mais de uma em cada cinco pessoas da população jovem não estuda nem trabalha.

Texto/Fotos: Gelinton Batista / PJ Maringá

Caminhada diária mantém o corpo e a mente jovens

Caminhar diariamente é um ótimo exercício para deixar o corpo em forma, melhorar a saúde e retardar o envelhecimento. Entretanto, um novo estudo da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, mostra que esse efeito antienvelhecimento do exercício pode ser possível também em relação ao cérebro, aumentando seus circuitos e reduzindo os riscos de problemas de memória e de atenção.
Na pesquisa, publicada na edição de setembro da revista Frontiers in Aging Neuroscience, os especialistas acompanharam, por um ano, 70 adultos com idades entre 60 e 80 anos. E notaram que aqueles que faziam caminhadas regularmente tiveram muitos benefícios, comparados aos sedentários, não apenas fisicamente, mas em relação a sua função cerebral...continue lendo...