06 setembro, 2023

Sete de Setembro - Independência do Brasil

Rezemos juntos,
Sete de Setembro, dia que comemoramos o Dia da Independência do Brasil, rezemos pela Pátria e por todo o Povo Brasileiro, e rezemos pelo fim da pobreza, da desigualdade social e de todo mal que rouba a vida humana e da natureza.

“Nós nos gloriamos também nas tribulações, sabendo que a tribulação produz a perseverança, a perseverança produz a fidelidade comprovada, e a fidelidade comprovada produz a esperança. E a esperança não engana”. (Carta de São Paulo aos Romanos, 5.3-5)

Que a memória da luta e da caminhada do povo seja alimento para o compromisso de continuidade na certeza que “a esperança não engana” e que a Independência do Brasil, passe a ser celebrada na certeza que muito precisa ser feito para que todas e todos vivam num outro Brasil possível, num outro mundo possível, numa Terra Sem Males.


No dia Sete de Setembro de 1982 aconteceu a independência do Brasil, e assim o país conquistou a sua emancipação de Portugal. Nesse dia aconteceu o grito da independência, realizado às margens do Rio Ipiranga, em São Paulo, e dado por Pedro de Alcântara (futuro D. Pedro I). A independência brasileira foi acompanhada por pequenos conflitos armados, localizados principalmente no Nordeste.