10 março, 2010

O prazo esta vencendo e nada de ecopontos

Pelo menos quatro ecopontos, locais adequados para o descarte de pequenas quantidades de entulhos, deveriam estar em funcionamento em Maringá desde 2009. Uma fiscalização do vereador Humberto Henrique (PT) constatou que as autorizações ambientais para implantação do serviço vencem no próximo dia 5 de maio, mas até o momento nenhuma unidade foi inaugurada.
Conforme informa a assessoria do vereador, as autorizações foram emitidas pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP), com validade de um ano, permitindo à Prefeitura disponibilizar os ecopontos nos bairros Jardim Diamante, Jardim Brasil, Conjunto João de Barro Itaparica e Gleba Ribeirão Pingüim.
De acordo com informações do setor de protocolo do IAP, para cada solicitação e renovação de autorização ambiental o órgão cobra uma taxa no valor R$ 121,40.
Protocolos
Jardim Diamante: protocolo 76320101
Jardim Brasil: protocolo 76320110
Conjunto João de Barro Itaparica: protocolo 76320128
Gleba Ribeirão Pingüim: protocolo 76320136
Página para consulta:
http://www.protocolo.seap.pr.gov.br/protocolo/pesquisaGeral.do?action=pesquisar

Alteração no Calendário Eleitoral 2010

Uma das alterações é a que possibilita o/a eleitor que estiver fora do seu domicílio votar para presidente da República em qualquer capital do país. Para tanto, o interessado deverá informar à Justiça Eleitoral, entre 15 de julho a 15 de agosto, onde estará no dia das eleições. Veja aqui as alterações

Coral da Arquidiocese de Maringá lança DVD

Lançamento do DVD “Um Canto Novo para o Velho Mundo”
Data: quinta-feira, 11 de março de 2010
Local: Auditório Luzamor em Maringá. Projeto Convite à Musica
Início às 20h. Entrada franca
Os DVDs serão vendidos no local por R$ 20.
A partir da semana que vem o DVD poderá ser adquirido na Catedral Basílica Menor Nossa Senhora da Glória, Cúria Metropolitana, TV 3º Milênio e nas livrarias.
O DVD possibilitará que as pessoas saibam com detalhes como foram as apresentações que o coral fez em 2009 nas cidades italianas de Assis e Netuno, na capital Roma, no Vaticano e no Santuário de Fátima em Portugal.
O documentário com aproximadamente 50 minutos é uma grande reportagem sobre esses que são considerados alguns dos principais centros do catolicismo no mundo. O DVD também traz a histórica apresentação ao Papa Bento XVI. O coral cantou 9 músicas para o Santo Padre na Praça de São Pedro. Além de tudo isso, quem comprar o DVD poderá ver imagens dos bastidores das apresentações.

Mulheres lutam por novas relações de gênero nas igrejas

Mulheres ecumênicas vão se empenhar para que a Comissão Teológica do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (Conic) integre também teólogas em seu quadro e para que as igrejas construam novas relações de gênero.
Motivadas pela Campanha da Fraternidade Ecumênica de 2010, cujo tema versa sobre Economia e Vida, mulheres vinculadas às igrejas Católica Apostólica Romana, Católica Melquita, Anglicana, Evangélica Luterana, Presbiteriana Unida e ao Conselho Latino-Americano de Igrejas refletiram sobre suas ações no cotidiano.
Elas estão engajadas na busca de novas atitudes, com o propósito de transformar o modelo atual das relações humanas. Sugerem, pois, a capacitação de pessoas na sociedade e nas igrejas para que possam se libertar do racismo, do sexismo e do classismo.
O grupo, que se denomina Mulheres Ecumênicas, quer que mulheres sejam capacitadas para que possam se opor às estruturas opressoras existentes no país. Também prometem incentivar e promover ações conjuntas na superação da violência contra as mulheres.
Declaração do grupo reconhece conquistas desde a introdução da Década Ecumênica de Solidariedade das Igrejas para as Mulheres, programa implantado pelo Conselho Mundial de Igrejas (CMI), em 1988.
Fonte: ALC

Congresso aprova Dia Nacional de Dom Oscar Romero

Conforme notícia da Agência Latino-Americana e Caribenha de Comunicação (ALC), com 56 votos dos 84 deputados e deputadas da Assembléia Legislativa, foi aprovado na quinta-feira, 4, decreto legislativo que estabelece o 24 de março como Dia de Monsenhor Oscar Arnulfo Romero e Galdámez.
Romero foi assassinado no dia 24 de março de 1980 por Esquadrão da Morte, que teve respaldo do governo de então, a Aliança Republicana Nacionalista (Arena), hoje na oposição.
A aprovação foi anunciada no marco da celebração do Dia Mundial de Oração, celebrados na sexta-feira, 5, em capela da capital. O anúncio gerou reações desencontradas: igrejas e povo aplaudem a iniciativa, já o monopólio dos meios de comunicação de massa e os partidos de direita mal comentaram a respeito.
O bispo Medardo Gómez, da Igreja Luterana Salvadorenha, disse que é uma bênção e um reconhecimento justo a Romero a instalação do Dia. Ele revelou que a proposta original estendia a homenagem também a todos os mártires de El Salvador, o que ainda está pendente.
Gómez afirmou que monsenhor Romero é um guia espiritual, um profeta e mártir que transcendeu a palavra e se transformou em povo vivo, por isso agradece à Assembléia Legislativa por honrar o santo Romero da América.