05 abril, 2010

Brasil e Cuba firmam acordo para reestruturação do sistema de saúde haitiano

O Brasil será responsável por reformar hospitais e centros de saúde, enviar equipamentos e ambulâncias, estruturar programas de atenção básica à saúde, criar um centro de vigilância epidemiológica e auxiliar na ampliação da vacinação aos haitianos.
Cuba enviar pessoal especializado na área médica e oferecer ajuda operacional. Além destas ações, os médicos haitianos formados pela Escola Latino-Americana de Medicina (Elam), em Cuba, receberão uma bolsa para se capacitarem e trabalharem nas UPAs. A estimativa é de que o Brasil ofereça 200 bolsas.
O acordo internacional também define obrigações para a nação haitiana, que será responsável por decidir quais unidades serão reformadas e onde serão construídos novos centros de saúde, ceder a infraestrutura para a realização das obras e realizar o pagamento dos técnicos que atuarão na área da saúde. Leia a matéria na íntegra

Reunião da coordenação ampliada das CEBs do regional Sul II

Vai acontecer neste final de semana (9 e 10) a reunião da coordenação ampliada das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) do regional Sul II (Paraná).
Devem participar da reunião os/as assessores e Coordenadores(as) das CEBs das Arq/Dioceses do Paraná e os/as assessores e coordenadores(as) das Províncias Eclesiásticas.
Inicio dia 9 ás 19 horas e término previsto para 12 horas do dia 10
Local: Paróquia Santa Amélia
Rua Alcir Martins Bastos, 510 - Vila Sta Amélia - Bairro Fazendinha - Curitiba-Pr
Telefones para contato:
Paroquia - (41) 3288-2641
Leonel - (41) 9988-9660
Luzia - (41) 9986-4944
Salete (41) 7817-5729

Terceira etapa de vacinação da gripe A (suína)

Começa hoje (5) a terceira etapa de vacinação contra a gripe suína (a gripe H1N1) e será destinada à população de 20 a 29 anos.
Segundo o Ministério da Saúde, a segunda etapa da campanha, para imunizar grávidas, crianças de seis meses a dois anos e portadores de doenças crônicas, foi prorrogada e deve ocorrer até o dia 23 de abril.
Após o encerramento dessas etapas, receberão a vacina idosos com 60 anos ou mais portadores de doenças crônicas, entre 24 de abril a 7 de maio. Os demais idosos irão tomar a vacina contra a gripe comum. No período de 10 a 21 de maio, serão imunizados adultos de 30 a 39 anos.

Sindicatos conseguem reduzir a jornada de trabalho

Sindicatos de categorias mais organizadas de trabalhadores estão conquistando acordos de redução da jornada sem cortes nos salários, enquanto a proposta de emenda constitucional (PEC) que reduz a jornada legal, das atuais 44 horas para 40 horas semanais, permanece parada no Congresso, sem previsão de data para ser votada. Leia a reportagem publicada no jornal O Estado de S.Paulo.

Falta aos políticos espírito de cidadania

Com um salario muito bom a maioria dos vereadores não tem espírito de cidadania, existe apenas o interesse à "profissão de político".
Cabe ao vereador, buscar os problemas da comunidade e providênciar junto aos órgãos competentes soluções para os mesmos. Mas não é só isso, devem também fiscalizar as contas do Poder Executivo Municipal, os atos do Prefeito, denunciando o que estiver ilegal ou imoral à população e aos órgãos competentes. É vergonhoso ver que os prefeitos detêm a maioria dos vereadores.