23 dezembro, 2008

Mensagem de Dom Anuar Battisti

Mensagem do arcebispo da Arquidiocese de Maringá aos visitantes deste blog:
Natal é festa do nascimento, do maior aniversariante da humanidade e ele merece uma festa diferente, onde não se vê indigentes, famintos e excluídos. Quem sabe neste Natal você e sua família farão um Natal diferente, dizendo não ao consumismo e repartindo a alegria, o pão e a paz. Que o menino de Belém faça de você um apaixonado discípulo e discípula Dele. Um abençoado Natal a todos.

Graças das Graças

É graça divina começar bem. Graça maior persistir na caminhada certa. Mas graça das graças é não desistir nunca.
Dom Hélder Câmara

Cá entre Nós


Ao longo do ano falamos de muitas coisas...
Que governos que não fazem “plano de vôo” põem a segurança da sua população em risco.
Que transparência contábil é um direito dos contribuintes que sustentam o setor público pagando impostos, esperando uso parcimonioso e ético dos recursos, além de retorno em serviços coletivos de qualidade.
Que o desenvolvimento de uma nação não pode ser mensurado apenas pelo aumento das suas riquezas materiais, mas também e principalmente pela expansão de práticas que promovem enriquecimento moral, cultural, espiritual.
Que uma reforma tributária séria não pode prender-se apenas a alteração de nomes de tributos, simplificações formais, mas tem que mexer no conteúdo, promover mudanças na essência do sistema, em fatores determinantes para o comportamento da economia, seu incentivo...
Que foi o tempo em que contas públicas eram verdadeiras caixas-pretas, com os dados reais mantidos a sete chaves. Por força da Constituição e legislações complementares - destaque para a Lei de Responsabilidade Fiscal - elas agora têm que ser exibidas, de modo transparente, à sociedade.
Que temos sérias deficiências em políticas de desenvolvimento, como infra-estrutura, sistemas de regulamentação, estímulo à pesquisa, inovação, educação, qualificação de mão-de-obra...
Que o lamentável desencanto dos brasileiros com a política é reflexo de como a atividade tem sido praticada, no país, degradando-se, produzindo personagens antipáticos, dando margem a corrupção, fisiologismo, clientelismo, assistencialismo, nepotismo, entre outros males de conseqüências nefastas para a sociedade.
Que a crise que abala o mundo, exigindo redefinição de rumos, princípios e medidas emergenciais, não é apenas econômico-financeira, mas de todas as ordens imagináveis, cobrando posicionamento de todos os segmentos e agentes sociais.
De muitas e muitas outras coisas falamos...
Mas hoje vamos colocar todos esses temas entre parênteses...
O momento pede um balanço diferente...
Uma análise do que fizemos com os dons e as oportunidades que tivemos de contribuir para que a vida em nosso país, nossa cidade, nossa empresa, nossa família, seja melhor...
Vamos todos concluir certamente que muito temos que agradecer...
Pelos momentos felizes...
Pelas pessoas que cruzaram nosso caminho...
Pela compreensão que encontramos...
Pelas circunstâncias que coroaram nossos empreendimentos de sucesso...
Pela saúde, a paz, a sabedoria, o amor...
Mas, principalmente, nesse momento, já que 2008 expira, por termos mais uma chance – assim esperamos – de gozar todos esses privilégios em mais um ano e de continuarmos juntos, vivendo em clima de harmonia, lutando, vencendo desafios, brilhando, fazendo história...
A todos, as melhores festas, os melhores dias!

Paulo César Caetano de Souza
Presidente do CRCPR

Novos secretarios nomeados na cidade de Maringá

A vereadora não reeleita Edith Dias de Carvalho (PP) volta a ser secretrária de Esportes e Lazer; o vereador não reeleito Dorival Dias (PSDB) será o diretor do Procon; e Rosa Maria Marques de Souza, será a secretária de Assistência Social e Cidadania.
Mais detalhes e os nomes já confirmados pelo prefeito Sílvio Barros (PP) no quadro da administração municipal aqui

Feliz Natal


Desejo um feliz e santo Natal.

Que o nosso Deus os abençoem
para que a humildade e simplicidade do
Menino Jesus
esteja presente em
cada uma de vocês - cada um de vocês
e que 2009
seja um ano de paz e de alegrias
e que Deus
os levem a compreender melhor
o sentido da vida
dando força
para que os serviços de vocês
sejam a favor da vida,
colocando em pratica a pratica de Jesus.

Horários de missa amanhã, dia 24 em Maringá, Sarandi e Paiçandu

Catedral Nossa Senhora da Glória
20h – Com dom Anuar Battisti
Meia noite – Com dom Jaime Luiz Coelho
Missa às 20h nas seguintes paróquias
Menino Jesus de Praga e São Francisco Xavier
Nossa Senhora Aparecida
Nossa Senhora de Guadalupe
Cristo Ressuscitado
Missa às 20h30 nas seguintes paróquias
Nossa Senhora da Liberdade
São Francisco de Assis
Santa Maria Goretti
Missa às 21h nas seguintes paróquias
Divino Espírito Santo
Nossa Senhora de Lourdes e São Judas Tadeu
Nossa Senhora do Perpétuo Socorro
Sagrado Coração de Jesus
Santa Isabel de Portugal
Santa Joaquina de Vedruna
Santa Rita de Cássia
Santo Antônio de Pádua
São Bonifácio
São José Operário
São Mateus Apóstolo
São Miguel Arcanjo
Missa às 22h na seguinte paróquia
São Silvestre I, Papa
Paiçandu
Missa às 21h
Paróquia Santa Cura D’Ars
21h30
Paróquia Jesus Bom Pastor
Sarandi
20h
Paróquia Nossa Senhora da Esperança
21h
Santa Terezinha do Menino Jesus
Paróquia São Paulo Apóstolo
Paróquia Nossa Senhora das Graças

SIAM - Serviço de Informação da Arquidiocese de Maringá

Bento XVI advoga por «ecologia do homem»

Dado que a fé no Criador é parte essencial do credo cristão, a Igreja não pode e não deve limitar-se a transmitir a seus fiéis só a mensagem da salvação, afirmou o Papa.
Ela também tem uma responsabilidade com relação à criação – advertiu – e tem de cumprir esta responsabilidade em público.
No cumprimento desta missão, acrescentou, a Igreja não só tem de defender a terra, a água, o ar, como dons da criação que pertencem a todos. Tem de proteger também o homem contra sua própria destruição. Na íntegra

Sociedades sem Deus

Sociedades sem Deus: por que os países menos religiosos são os mais satisfeitos socialmente. Entrevista especial com o sociólogo Phil Zuckerman.

“Natal+Feliz” surpreendeu o Vale Azul, em Sarandi


A Pastoral da Juventude da Paróquia Nossa Senhora da Liberdade, de Maringá, realizou no último domingo a terceira edição do projeto “Natal+Feliz”, onde jovens visitam uma comunidade carente para desejar Feliz Natal e recordar o nascimento do Menino Jesus, que é o verdadeiro sentido Natal.

Enquanto dona “Lu” testemunhava o “milagre” de seus filhos sobreviverem a uma doença desconhecida, João Victor e Luan, que perderam os movimentos do corpo, piscavam os olhos, segundo a mãe, para agradecer a visita.

Foram quase duas horas de caminhada, com surpresas, alegria, sorrisos e abraços, para percorrer as ruas, sem asfalto, do conjunto Vale Azul, localizado na periferia de Sarandi e que possui, aproximadamente, 600 famílias e mais de dois mil habitantes. Na íntegra