04 janeiro, 2021

Deus nos dá sinais muito pessoais!

Segue um pequeno texto que escrevi para uma reflexão.


Deus nos dá sinais muito pessoais!

 Ao celebrarmos a epifania no domingo passado, vimos que a estrela foi o sinal de Deus para os magos.

 Qual o sinal que Deus dá para nós será que ainda não enxergamos. Todos nós recebemos sinais de Deus.

 Deus nos dá sinais muito pessoais, vamos estar atentos aos sinais dos tempos e aos sinais de Deus.

  A realidade em que vivemos hoje, o distanciamento social, a realidade virtual, muitas dessas realidades virtuais fechada em um pequeno grupo online, satisfazendo e até motivando desejos pessoais, realizações pessoais. Essas realidades podem nos levar a virarmos a costa para os sinais de Deus, aí corremos o risco de nos perdermos, desanimarmos em nossos compromissos, nossa vocação, aí as coisas de Deus, as coisas pastorais vão ficando em segundo plano. Isso é perigoso.

 A vida pública de Jesus nos da certeza que o caminho a percorrer é um caminho longo, caminho sem muitas certezas, mas é preciso nos colocar a caminho, procurando o rosto do Senhor.

  O Senhor já nos procurou. Com o batismo a certeza que devemos nos colocar a procura levando nossas irmãs e nossos irmãos também a ir a procura para uma experiência de Amor com o Senhor.

 Quando fazemos essa experiência de amor com o Senhor, nos leva a sermos solidários com as nossas irmãs e nossos Irmãos.  Com a justiça, com o projeto de Deus.

 Para essa experiência de amor com o Senhor é preciso repensar nossas certezas, nossas escolhas, nossas acomodações.

 Assumir nosso batismo é se colocar a caminho das irmãs e dos irmãos, para acolher e envolver nas suas alegrias e esperanças, dores e angustias.

 Jesus foi fiel a Deus e ao seu projeto até a cruz, não podemos desistir, quando passarmos por dificuldades e provações da fé. Não desistir e continuar, até o encontro definitivo com o Senhor.

 Penso que a missão nossa de batizadas e de batizados é levar pessoas a fazer linda experiência de amor com o Senhor, Jesus nos ensina como devemos agir, do jeito Dele, na oração, na solidariedade indo ao encontro para estar junto, sentir o cheiro, para acolher, olhar nos olhos, tocar, segurar as mãos, para isso é preciso sair de nossas acomodações e ir ás casas, nos abrigos, nas ruas, presídios, hospitais. Entrar na realidade do nosso povo, como Jesus.

  Celebrando o Batismo de Jesus, que se tornou tudo para todos, revisemos nossa consciência, nossas escolhas e assim o nosso Batismo. Pois, com Jesus aprendemos que o Batismo é saída, caminho, missão.

  É muito bom saber que todos nós, no mundo todo, independentemente de credo, de raça, de cor, em qualquer situação de vida somos convidados a aceitar a boa nova da paz por meio de Jesus Cristo.

   Animados e fortalecidos pelo Espírito Santo, iremos viver a vocação e a missão de batizados, de filhos e filhas de Deus, na vivência semanal do Mistério Pascal de Cristo, na Eucaristia Dominical e na vida feita eucaristia.

 No exercício do amor fraterno, comunitário e missionário prolonga-se o amor e o bem-querer divino pelo seu povo. O Espírito Santo desceu sobre Jesus enquanto rezava. Ele desce também sobre nós. Reconhecendo-nos como filhas e filhos bem-amados de Deus em Jesus Cristo.