28 janeiro, 2021

Luto contra três gigantes - de Dom Quixote para Sancho:

Muito profundo! De Dom Quixote para Sancho:

“Luto contra três gigantes, querido Sancho; estes são: o medo, que tem forte raigambre e que toma conta dos seres e os sujeita para que não ultrapassem o muro do socialmente permitido ou admitido; o outro é a injustiça, que subjaz no mundo disfarçada de justiça geral, mas que é uma justiça instaurada por alguns para defender mesquinhos e egoístas interesses; e o outro é a ignorância, que anda também vestida ou disfarçada de conhecimento e que lamenta os seres para que acreditem Saber quando não sabem na verdade e que acreditem estar certos quando não estão. Essa ignorância, disfarçada de conhecimento, machuca muito, e impede os seres de ir além na linha de conhecer realmente e se conhecer ".
Miguel de Cervantes (1547-1616), o genial autor de "Dom Quixote". Muito atual quatro séculos depois...


CONVOCAÇÃO DE MUTIRÃO PELA VIDA da 6ª SSB

 CONVOCAÇÃO DE MUTIRÃO PELA VIDA da 6ª SSB 

Pelo impeachment 
Por vacina 
Pela renovação do auxílio emergencial 

A conjuntura social, política e econômica do mundo e do Brasil, assim como a pandemia do COVID 19, tem revelado uma série de negligencias que intensificam de maneira abrupta as desigualdades sociais. No Brasil, chegamos a triste realidade de mais de 218 mil mortos, além do colapso no sistema de saúde no norte do país, especialmente nos estados do Amazonas e Rondônia. No conjunto das reflexões e realidades em que somos chamados/as a atuar, o impeachment, a vacina para todos/as e o auxílio emergencial, são emergências para as lutas populares, missão da atuação junto às transformações sociais e políticas na garantia da justiça e dignidade da vida. 

Com o objetivo de refletir e organizar melhor as ações de mobilizações, de forma conjunta e fortalecendo a incidência política, a 6ª Semana Social Brasileira, através da Comissão Episcopal Pastoral para Ação Sociotransformadora da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, realizará uma reunião emergencial e virtual. Pastora Romi Márcia Bencke, do Conselho Nacional das Igrejas Cristãs (CONIC); João Pedro Stedile: dirigente do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) Frente Brasil Popular e José Antônio Moroni: Instituto de Estudos Socioeconômicos irão colaborar nas reflexões e atualizações de informações sobre as pautas emergenciais deste cenário. 

Quando 

03/02/2021 das 9h-12h (horário de Brasília). 

Devem participar 

Membros da coordenação ampliada da 6ªSSB; referenciais da 6ªSSB dos regionais da CNBB; bispos da Comissão Episcopal Pastoral para Ação Sociotransformadora; bispos do Grupo de Trabalho Pacto pela Vida e pelo Brasil; secretários/as ou coordenadores/as das pastorais sociais e organismos; Comissões Episcopais: Ecologia integral e mineração; Laicato; Enfrentamento ao Tráfico Humano, Juventude, Ação Missionária e Amazônia; Assessor Político da CNBB; organizações católicas de cooperação: Adveniat, Caritas Alemã e Misereor. 

Inscrição AQUI