30 junho, 2010

V Ciclo de Conferências Filosofia e Vida Religiosa

Estão abertas as inscrições, o evento é promovido pelo Curso de Filosofia da PUCPR em parceria com o Núcleo de Pastoral, a Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), a Comissão Pastoral da Terra (CPT), a Comissão Dominicana de Justiça e Paz, o Centro de Estudos, Pesquisa e Apoio aos Trabalhadores (CEPAT), a Associação de amparo à infância (ABAI) e as Livrarias Paulinas.
O tema é “Ética e economia” e estarão em pauta assuntos como pobreza, desigualdade social, poder, justiça e questões climáticas. O evento será realizado entre os meses de agosto e novembro de 2010, conforme a programação abaixo. Entre os convidados, destacam-se os nomes de Adolfo Peres Esquivel (prêmio Nobel da paz da Argentina de 1980), além do teólogo José Comblin e dos bispos Dom Tomás Balduíno e Dom Luis Cappio.
O evento dará direito a certificado de 20 horas complementares e as inscrições devem ser feitas pelo endereço www.pucpr.br/cursos/extensao. Taxa de inscrição: R$ 15,00. Os quatro primeiros encontros serão realizados no auditório John Henry Newman (Biblioteca) e o quinto encontro será no TUCA (CCET – Prédio azul), Curitiba-Paraná
PROGRAMAÇÃO
- 1º ENCONTRO: 23.08.2010 – “Ética e economia” (Jelson R. Oliveira; César Sanson; Carlos Magno Andrioli Bittencourt)
- 2º ENCONTRO: 02.09.10 – “Economia e questões climáticas” (Ivo Poletto)
- 3º ENCONTRO: 05.10.2010 – “Pobreza e Poder” (Dom Tomás Balduíno)
- 4º ENCONTRO: 20.10.2010 – “Economia e desigualdade social” (Ericson Savio Falabretti; Másimo Della Justina)
- 5º ENCONTRO: 19.11.2010 – “Economia: regras para a casa humana” (Adolfo Peres Esquivel; Dom Luis Cappio e José Comblin)

Matrículas do Vestibular de Inverno da PUCPR terminam nesta quinta-feira (1º)

Matrículas do Vestibular de Inverno da PUCPR terminam nesta quinta-feira (1º)
São duas etapas: pagamento de boleto e entrega de documentação
Termina nesta quinta-feira (1º) o prazo para pagamento do boleto para matrícula referente a primeira chamada do Vestibular de Inverno da PUCPR. São duas etapas: até 1º de julho, pagamento do boleto referente à primeira parcela da semestralidade do curso; no dia 10 de julho, deve ser entregue a documentação no Suporte Integrado de Gestão Acadêmica (Siga) dos câmpus da Universidade. O horário de atendimento é de 8h às 18h. Os aprovados para cursos no câmpus São José dos Pinhais devem entregar a documentação no câmpus Curitiba. Outras informações em http://www.pucpr.br/.

Proposta amplia benefícios do Passe Livre do Estudante em Maringá



Os vereadores de Maringá na sessão de ontem, aprovaram um projeto de autoria do vereador Humberto Henrique (PT) ampliando os benefícios do Passe Livre do Estudante. A proposta mantém a quantidade de dois créditos diários, mas aumenta de dois para quatro o número de linhas que o estudante poderá cadastrar no sistema.
Para virar Lei, o projeto ainda precisa passar por mais duas votações, ser sancionado pelo prefeito e depois publicado no Órgão Oficial do Município. Mais informações

Noticias da Pastoral da Juventude (PJ)

Notícias

Já estão à venda materiais do DNJ 2010


O Centro de Capacitação da Juventude (CCJ) já está recebendo pedidos para aquisição dos materiais de estudo e divulgação do Dia Nacional da Juventude (DNJ) 2010. Com o tema "Celebrando a memória e transformando a história", o DNJ comemora 25 anos de existência.
Em sintonia com a Campanha da Fraternidade e com a Campanha Nacional Contra a Violência e o Extermínio de Jovens, o lema "Muita reza, muita luta e muita festa, em marcha contra a violência" anuncia o tema central de 2010 que novamente aborda a busca pela paz.
Os jovens da Arquidiocese de Maringá neste sábado, 3 de julho inicia a preparação do DNJ 2010 da arquidiocese, a reunião será as 14 horas no CEPA.

Cá Entre Nós


COM TANTA coisa acontecendo ao mesmo tempo - mudanças na contabilidade, que está se tornando digital e integrada à norma internacional; pré-campanha eleitoral e principalmente, nos últimos dias, a Copa do Mundo, que nos deixa ansiosos -, a Lei nº 12.249/10, que o Congresso Nacional aprovou e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva acaba de sancionar, está passando quase despercebida.
Logo mais, muito ouviremos falar dela, contudo. Essa legislação, que reformula pontos e acrescenta parágrafos ao Decreto-Lei nº 9.295, prevê avanço histórico à profissão contábil, que deverá consolidar a qualidade dos seus serviços e conquistar ainda mais reconhecimento e valorização. É o que esperamos, por exemplo, com a obrigatoriedade do exame de suficiência. Paulo César Caetano de Souza
Presidente do CRCPR