19 setembro, 2020

Padre Júlio Lancelotti - Pastoral do Povo de Rua de São Paulo


“Quem é esse homem idoso, que durante a pandemia, serve café da manhã todo santo dia, à milhares de pessoas em situação de rua, na cidade mais rica do país? 

Quem é esse homem idoso que acolhe, abriga e paga pela hospedagem de dezenas de famílias pobres em hotéis, quando o prefeito prometeu e não cumpriu? 

Quem é esse homem idoso que é um 'incômodo necessário' ao prefeito por exigir a aplicação de políticas públicas aos desgraçados pela vida e pela exclusão de uma sociedade injusta por sua própria natureza, capitalista? 

Quem é esse homem idoso que fica à frente de manifestantes e as forças de segurança jogam gás de pimenta em seus olhos e lhe dão borrachadas, e chamam de comunista filho da puta? 

Quem é esse homem idoso, que ao abraçar gente sem banho, sem desodorante, sem dente, sem casa, pessoas negras, mulheres pobres com filhos pequenos no colo ou ainda no ventre são encarceradas, pessoas LGBT+, e um deputado da extrema direita chama de "cafetão da miséria"? 

Quem é esse homem idoso, de modos afável, carinhoso, bem humorado e pacífico com todos, que profere em sermões dominicais palavras de paz, que provoca a ira de fascistas que o ameaçam de morte? 

Quem é esse homem idoso e sacerdote católico que até ateu se levanta para defendê-lo?

Esse homem idoso e humanista é a maior referência há décadas na luta em defesa dos direitos humanos na cidade de São Paulo e do país. Protejam o padre Júlio Lancellotti. "

(Wanderley Oliveira)