11 março, 2009

“Clipe” - RAPOSA SERRA DO SOL – Resumo inteligente e verdadeiro em favor da demarcação

Prezada Lucimar!
Quero introduzir a você e os seus internautas este “clipe" sobre a problemática da demarcação da Terra Raposa Serra do Sol que ganhei do Frei Messias que nestes últimos três anos trabalhou com a CIMI de Roraima. Encontrei com ele em Belém do Pará durante o Fórum Social Mundial e prometi que, ganhando uma cópia iria fazer tudo o possível para divulgar.
O "clipe" faz um resumo inteligente e verdadeiro de todos os argumentos em favor da demarcação.
Tem nove capítulos que com ajuda de alguns colegas consegui subdividir em 16 capítulos para assim divulgar e passar pela internet.
Foi trabalhoso, mas consegui!
Os seus internautas podem passar para frente, e cada um pode também gravar em CD para apresentação nas Comunidades, nos sindicatos, escolas e onde for.
Está chegando às mãos dos seus internautas na hora certa, porque me parece que o caso dessas sofrida demarcação vai ser retomado agora este mês dia 18, e desta vez, precisa ser decidido.
Todos que assistirem o clipe irão perceber que o estudo é bem fundamentado respondendo a todas as criticas inclusive a critica bem cínica de que há "muita terra para pouco índio".
O clipe prova que na verdade em muitos municípios tem sim "muita terra para pouco branco”. Só por apresentar esta realidade já merece sim á divulgação por nossa parte.
Eu simplesmente "Adorei!" Pensei e Trabalhei bastante para que com a ajuda de todos nós este "clipe" chegue a todos os pontos do Brasil.
Uma cópia eu entreguei ao Dom Anuar Battisti, Arcebispo da Arquidiocese de Maringá e pretendo achar tempo para enviar a todos os bispos do Brasil.

Padre João Caruana – Guajará-mirim, Rondônia!
Segue “clipe” em capítulos
Obs. - (após entrar no arquivo, clique na mensagem “Visualize a apresentação publicada em uma nova janela” que aparece abaixo da imagem).

Grupo Muzenza de Capoeira fazendo história


O primeiro aulão do grupo Muzenza de Capoeira na cidade de Maringá para arrecadação de gibis em prol do Projeto GIBITECA foi um sucesso, apesar do mau tempo os alunos compareceram e fizeram sua parte, promoveram a capoeira e colaboraram para incentivo à leitura.
Neste primeiro encontro foram arrecadados 60 gibis, parece um numero pequeno, mas é muito expressivo considerando que somente agora o público tomou conhecimento da campanha, esse foi o primeiro passo.
Entre nessa com o Grupo Muzenza de Capoeira e faça você também a sua parte compareça no próximo domingo (15) à praça da catedral, às 15 horas e traga sua doação, e vivencie e aprecie esta manifestação da cultura popular brasileira.

Prefeito da cidade de Maringá quer vetar feriado do Dia da Consciência Negra.

O projeto de lei que institui o dia 20 de novembro como feriado municipal do Dia da Consciência Negra de iniciativa do vereador Humberto Henrique (PT) e possui também a assinatura de Bravin e Zebrão ambos do PP, foi aprovado pelos vereadores no mês de fevereiro e agora o prefeito Silvio Barros II (PP) quer vetar esse Projeto.
O prefeito propôs no lugar do feriado um festival Afro-Brasileiro no calendário de eventos culturais e esse projeto obteve aprovação de 13 vereadores.
Segundo levantamento do vereador Humberto Henrique, cerca de 400 cidades em todo o país já comemoram o dia 20 de novembro como feriado em comemoração ao Dia da Consciência Negra
Precisamos ficar atentos para não nos deixar se envolvidos pela mídia que com certeza ficara do lado do prefeito e das entidades empresariais de Maringá que já devem estar articulada pela Acim para por um fim no feriado.
Nessa quinta feira a Câmara volta discutir o veto enviado pelo prefeito e infelizmente, com os vereadores que Maringá tem, será muito difícil evitar o veto. Apenas, um três a quatro vereadores exerce com dignidade sua função.

Regional Sul II Realiza Assembléia dos Bispos do Paraná

A assembléia anual dos Bispos do Regional Sul II neste ano acontecerá em Campo Mourão, dias 22 a 24 , por ocasião da abertura dos festejos do Jubileu de Ouro da Diocese de Campo Mourão, tendo a seguinte programação:
Domingo, dia 22 de março: 17h, Celebração Eucarística na Catedral Diocesana .
Segunda-feira, dia 23: (8h30m) início dos trabalhos até 24 de março, concluindo com o almoço.
Local: Centro Diocesano de Formação Dom Eliseu Simões Mendes, Rua Dourados, 378, Bairro Lar Paraná.

Cidade de Umuarama - Mulheres não pagam pelo CPF esta semana

Esta semana, todas as agências da Caixa Econômica Federal vão oferecer a emissão e a regularização gratuita do Cadastro de Pessoa Física (CPF) para as mulheres. A ação faz parte das comemorações do Dia Internacional da Mulher. O serviço será disponibilizado entre os dias 9 e 13 de março, das 11h às 16h. Em Umuarama, a Caixa estima que no período sejam atendidas cerca de 500 mulheres. Leia mais

Seca transforma floresta em fonte de CO2, diz estudo

A pesquisa mostrou que, por causa da seca, mais árvores morreram e aquelas que ficaram vivas cresceram mais devagar. Ainda é possível que a floresta recupere esse carbono “perdido”, se houver um acréscimo de biomassa nos próximos anos. Mas isso não altera a mensagem principal do estudo: de que condições de seca podem inverter o papel da floresta no balanço de carbono. Segundo os cientistas, 2005 foi uma amostra de como a Amazônia poderá se comportar num clima mais seco e quente no futuro. Mais informações

Índios da aldeia urbana de Curitiba não podem estudar


Impasse está atrapalhando a vida escolar de 17 crianças indígenas.
Desde o início do ano escolar, no mês passado, 17 estudantes indígenas da aldeia urbana de Curitiba Kakané Porã enfrentam a falta de transporte para ir até o colégio da rede estadual.
Distante cerca de sete quilômetros da aldeia, apenas dois irmãos adolescentes continuam frequentando as aulas na Escola Estadual Professora Maria Gai Grendel.
Os outros desistiram da longa caminhada diária e esperam em casa a resolução do impasse entre governos estadual e municipal sobre a responsabilidade pelo serviço. Leia na íntegra