06 março, 2009

Padre Banki da Arquidiocese de Maringá festeja suas bodas de ouro, no sacerdócio!


Em 18 de março de 1959, um jovem brasileiro, de descendência japonesa, era ordenado padre, na catedral de Tóquio, no Japão, justamente na terra onde seus pais Julio e Sofia Banki nasceram.
O jovem era na verdade, o nosso querido padre Ângelo Banki, que estará comemorando com a comunidade católica de Paiçandu, a comunidade nipônica, presbíteros e familiares as suas bodas de ouro, no Reino de Deus.
A celebração festiva, de louvor e de agradecimento será no dia 26 de março, no salão paroquial, do centro, às 20 horas.
Desde sua primeira missa, no dia 19 de março de 1959, muitos feitos o padre Banki assinou. E olha que não estamos falando dele ter sido o primeiro presbítero a rezar uma missa no monte Fuji. No arquivo da família Banki, há uma fotografia, onde ele aparece ao lado de uma garotinha, com o seguinte registro; "Passei um mês inteiro, muito feliz, trabalhando na linda igreja, onde vinham muitos católicos contentes para a santa comunhão.
Fukuyama tem 135.000 habitantes e está muito modernizada, com estradas largas asfaltadas. Gostei muito dali. "(Igreja de Fukuyama - 31/08/1960). Sua grande missão foi consolidar a comunidade católica de Paiçandu, que hoje ganha novos contornos com os padres jovens que aqui temos. De onde se concluí, que, sua parte foi mais que cumprida, e os ensinamentos, as lições de humildade, amor incondicional, carinho e respeito estão fincadas em terras férteis. Parabéns pelos 50 anos de padre!

Fonte: Jornal "Comunidade Católica" de Paiçandu , texto de Nadir Alves.

NEOLIBERALISMO

NEOLIBERALISMO: APOGEU E CRISE – Parte III
O Consenso de Washington foi a denominação de uma articulação para implantar o neoliberalismo de maneira ordenada nos diversos países. Em novembro de 1989, pela primeira vez na história, reuniram-se na capital dos Estados Unidos funcionários do governo daquele país e dos organismos financeiros internacionais especializados em assuntos latino-americanos - FMI, Banco Mundial e Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
O objetivo do encontro era fazer uma avaliação das políticas econômicas implantadas até então. Para relatar as experiências locais, também participaram do evento diversos economistas latino-americanos. Leia na íntegra

A mulher na ótica de dominação do capital produtivo

É a partir da forma como somos encaradas pelo capital, como mercadoria, que a potencialização da nossa luta ganha dimensões ainda mais expressivas. Na íntegra

NOTA DE REPÚDIO

Votorantim causa Mortandade no rio São Francisco. Leia aqui a nota de repúdio.

UEM abre inscrições para novos cursos de música


A Escola de Música da Universidade Estadual de Maringá (UEM) está com inscrições abertas para novos cursos até o dia 13 de março. Os cursos de extensão são destinados para alunos iniciantes de piano, flauta doce, flauta transversal, violino e violão. O prazo também vale para inscrições ao curso pré-básico, para aulas de piano, violão, violino e flauta transversal.
Também se encontram abertas as inscrições para o curso técnico em instrumento musical – piano, violão e flauta transversal. Para esse curso, as inscrições se encerram no dia 12 de março.
De 9 a 18 de março, podem ser feitas inscrições para o curso de extensão preparatório ao curso básico II para as turmas de piano, violão, violino, flauta doce e flauta transversal.
E no período entre os dias 23 a 26 de março, será possível se inscrever para o curso de extensão pré-técnico II, em piano, violão, violino e flauta transversal.
As inscrições devem ser feitas na Escola de Música, Bloco 117, no campus sede da UEM. Informações pelo telefone (44) 3261-4383.

Menores são usadas por ladrões de carros na região

A Polícia Civil (PC) investiga uma quadrilha de ladrões de carros e narcotraficantes na região. Segundo o que já foi apurado, a quadrilha alicia menores prostitutas, com idade entre 13 e 16 anos, para que elas sirvam de “isca” para proprietários de carros novos e semi-novos. As futuras vítimas são levadas para locais ermos, onde entram em ação os ladrões.
Eles rendem o proprietário do carro com armas e depois levam o veículo para o Paraguai, onde o bem é trocado por droga, que, posteriormente, é comercializada.
Algumas vítimas, com receio de escândalos e punições, acabam não registrando que foram atraídos pelas menores, mas a polícia já identificou parte delas. Parte dos ladrões também já foi identificada.
A polícia suspeita que um homicídio possa estar relacionado ao grupo. Está sendo aguardado o momento ideal para que a quadrilha seja desmantelada.

Fonte: Umuarama Ilustrado

Moradores de Mandaguari viajam à Curitiba pedir esclarecimentos sobre processo do Contorno Viário

Há mais de dez anos a população reinvidica obra para diminuir o fluxo de veículos na cidade
Representantes do “Movimento Pró-Desvio”, que pede a construção de um contorno viário na cidade de Mandaguari, Noroeste do Estado, estiveram esta semana em Curitiba para pedindo esclarecimentos sobre o andamento do processo na Justiça que trava o início das obras. Eles foram recebidos na segunda-feira (2) pelo juiz Paulo Cristóvão de Araújo Silva Filho, da 3ª Vara Cível. Sabia mais